20140920_OP_Politica_Em_debate_na_ACM_Ailton_garante_dialogo_e_harmonia_entre_poderes

/EXECUTIVO E JUDICIÁRIO/
Em debate na ACM, Ailton garante diálogo e harmonia entre poderes
20/09/2014

Na ocasião, o candidato do Psol ao Governo do Estado do Ceara ouviu dos magistrados questões relacionadas ao orçamento destinado às comarcas, que segundo eles vem diminuindo 

O candidato pelo Psol ao Governo do Estado, Ailton Lopes, participou de um debate promovido por juízes da Associação Cearense dos Magistrados (AMC), na manhã de ontem. Na oportunidade, ele se comprometeu a, caso eleito, buscar dialogar e manter um convívio de harmonia entre os poderes.

Durante o encontro, Ailton ouviu dos magistrados questões relacionadas ao orçamento destinado às comarcas por parte do Governo do Estado, que segundo ele foi reduzido e prejudicou a prestação de serviços judiciários à população. De acordo com a ACM, a autonomia financeira do Judiciário cearense sofre limitações impostas pelo Executivo estadual.

“Há muito a ser feito entre os dois poderes (Executivo e Judiciário), porque unidos eles trabalharão em conjunto para melhorar a distribuição de recursos, como o aumento do número de servidores para se tornar suficientes, com uma estrutura adequada, para que a sociedade venha a ter acesso mais rápido e efetivo, além de suas questões melhores resolvidas”, defendeu o presidente da ACM, juiz Antônio Araújo.

Ao defender um diálogo que classificou de “respeitoso”, por parte do Governo em relação a elaboração do planejamento orçamentário destinado ao Judiciário, Ailton lembrou que os cortes no orçamento não atendem as demandas dos magistrados.

O psolista propôs ainda que os juízes busquem um diálogo com a Secretaria de Segurança estadual para dar celeridade no julgamento de processos de presos na tentativa de diminuir a superlotação nas cadeias públicas, pois, segundo ele, é uma preocupação dar às pessoas o acesso à Justiça.

“Existem várias pessoas que estão cumprindo pena, mas que já deveriam estar em liberdade, cumprindo penas alternativas. Assim estaríamos ajudando, inclusive, a diminuir a população carcerária”, explicou Ailton. Até o final deste mês, a Associação Cearense dos Magistrados pretende ouvir os outros três candidatos ao Governo do Estado, para apresentar as mesmas pautas de reivindicações. Na próxima segunda-feira, a candidata do PSB, Eliane Novais participará do encontro com os magistrados.

A ACM aguarda ainda um agendamento das visitas dos candidatos Camilo Santana (PT) e Eunício Oliveira (PMDB), que não sinalizou ainda para a visitar o órgão.

Serviço
Próximo debate na ACM
Quando: próxima segunda-feira, dia 22, às 10 horas
Candidata: Eliane Novais (PSB)

Fonte: O Povo