A Associação Cearense de Magistrados (ACM) promoveu a segunda reunião com os candidatos a governador do Ceará, na manhã de 22 de setembro, com Eliane Novais (PSB). A postulante foi recebida pelo presidente da ACM, juiz Antônio Araújo, e por outros integrantes da diretoria e associados.

Reunião com a candidata ao governo Eliane Novais

Reunião com a candidata ao governo Eliane Novais

A candidata ressaltou o compromisso em dialogar abertamente com os poderes legislativo e judiciário, bem como com a autonomia financeira deste último. “O único momento que poderá um governante não garantir o que está estabelecido para o orçamento do judiciário é se não tiver receita”, defendeu. Eliane ainda afirmou ser “plenamente favorável” à implantação de eleições diretas no judiciário. “Vamos articular com a nova presidência da república e com as outras entidades para que a PEC 187 seja aprovada”, prometeu.

Com a finalidade de combater a insegurança pública e a funcional que afeta os magistrados, a candidata disse que pretende aumentar o efetivo policial do estado e que quer o Poder Judiciário como parceiro no “pacto pela vida”, programa de segurança aplicado originalmente em Pernambuco. Eliane Novais ainda assegurou que, se eleita, dará celeridade aos processos de pensão definitiva movidos por esposas de magistrados, que ficam travados até seis anos na Procuradoria Geral do Estado do Ceará, como relatou a diretora de pensionistas da ACM, Lirete Spínola.

“A visita da deputada Eliane Novais, candidata ao governo do Estado, foi recebida por nós da associação, com satisfação. Como já dito anteriormente, esse é um evento de importância fundamental para a magistratura e para a sociedade, pois o contato prévio entre representantes do judiciário e os candidatos ao governo garante que, uma vez eleito, o futuro governador ou governadora já tenha em mente quais as pretensões do poder judiciário, quais os seus anseios e quais os seus objetivos. Isso faz com que a parceria institucional existente entre os poderes se torne mais efetiva, deixando de se limitar apenas ao campo formal”, declarou o presidente da ACM, juiz Antônio Araújo.

Eliane Novais compareceu com suas assessoras Valderez de Albuquerque e Briane de Castro.

Reunião com a candidata ao governo Eliane Novais

Reunião com a candidata ao governo Eliane Novais

Série
No dia 19 de setembro, os magistrados ouviram o candidato Ailton Lopes (Psol). A visita de Camilo Santana (PT) deve ser agendada para uma data até o dia 30, conforme contato com a assessoria dele. Já a assessoria de Eunício Oliveira (PMDB) não deu resposta até o momento.

Confira mais imagens aqui.