20140923_OP_Politica_Atividades_diferentes_marcam_dia_de_candidatos_no_Ceara

/ESTRATÉGIAS/
Atividades diferentes marcam dia de candidatos no Ceará
23/09/2014

A menos de duas semanas da eleição, postulantes ao Governo do Estado buscam espaço na periferia, em entidades de classe e na região metropolitana

Os quatro candidatos ao governo concentraram agenda de campanha ontem em Fortaleza. Em caminhada no Pirambu, Eunício Oliveira (PMDB) disse que diferenças partidárias não atrapalharão o relacionamento entre uma eventual gestão sua e a de Roberto Cláudio (Pros), correligionário do governador Cid Gomes. “Estou aqui, no Pirambu, para dizer ao prefeito de Fortaleza que, comigo no governo, ele vai ter muito mais apoio do que ele tem hoje”.

O candidato criticou a condução do programa federal Minha Casa, Minha Vida no Estado, um dos mais destacados na propaganda de Camilo Santana (PT). Segundo Eunício, o Ceará recebeu o direito a construir cem mil casas populares pelo programa. “Nós constatamos que foram feitas zero casas, nenhuma casa, na zona rural”.

Afirmando que nunca foi tão agredido em sua vida quanto nesta campanha, o senador disse que conseguiu onze – em outro momento da entrevista, falou em oito – direitos de resposta no perfil de “um indivíduo que não trabalha e que, ao invés de estar cuidando da Saúde, está no interior xingando as pessoas” no Facebook, referindo-se ao secretário estadual de Saúde Ciro Gomes (Pros).

Camilo Santana participou de almoço promovido pela Associação de Jovens Empresários (AJE) de Fortaleza. O petista prometeu, se eleito, convocar instituições como Tribunal de Justiça do Estado e Ordem dos Advogados do Brasil para que juntos busquem meios de baixar os números da violência. “É assustador. Eu mesmo já fui assaltado várias vezes em Fortaleza… Hoje a polícia prende e amanhã o bandido está solto”, disse Camilo.

O ex-secretário estadual das Cidades também prometeu cobrar o governo federal para que retome a construção da ferrovia Transnordestina no Ceará, que “está parada”, como reconheceu. Afirmou ainda que a refinaria Premium II, prometida desde o governo Lula, “vai vir, não tenho dúvida disso”.

Eliane Novais (PSB) participou de reunião proposta pela Associação Cearense dos Magistrados (ACM). Com pautas que abrangem desde a carência de magistrados e servidores, a falta de segurança nos fóruns e de investimento na área, a reunião tratou, principalmente, do apoio de Eliane à questão orçamentária e de segurança.

Segundo Eliane Novais, o programa de governo prevê a implantação de um trabalho conjunto entre secretarias, Poder Judiciário, Ministério Público e sociedade civil para avançar no combate à criminalidade, inspirado no programa Pacto pela Vida, de Pernambuco.

Ailton Lopes (Psol) fez panfletagem no Maracanaú durante o dia. À noite, participou de roda de conversa sobre mobilidade urbana na Praça Portugal.

SERVIÇO
Agenda dos candidatos nesta terça-feira, 23

Ailton Lopes:
19h: debate do Sindicato dos Docentes da Universidade Regional do Cariri (Urca), no Crato.

Camilo Santana:
Reuniões internas em Fortaleza

Eliane Novais:
9h: sessão da Assembleia Legislativa
15h: reunião com lideranças da Igreja Católica em Limoeiro do Norte
19h: lançamento do Livro De Nascença, do Dr. Valdester Cavalcante Pinto Junior. Local: biblioteca da Unifor.

Eunício Oliveira:
9h: reunião com representantes do setor da pesca. Local: Hotel Marina Park.
Tarde: gravação de programa eleitoral
19h: reunião com servidores públicos .
Local: comitê central, Fortaleza.

Fonte: O Povo