Juízes de Direito das comarcas do Ceará realizaram na tarde desta quinta-feira (24) um ato dentro do Tribunal de Justiça do Estado (TJ-CE). Em pauta, a sobrecarga de trabalho e a falta de segurança.
A iniciativa dos juízes faz parte do movimento pela democratização e transparência do Judiciário, e quer alertar a população das reais dificuldades que os magistrados do Estado enfrentam. Segundo dr. Antônio Araújo, juiz e presidente da Associação dos Magistrados do Ceará (ACM), também estão sendo discutidas as questões materiais, bem como a estrutura física, de pessoal e de segurança dos fóruns.

O dr. Antônio Araújo também evidencia os problemas de deslocamento de juízes que faz com que os trabalhos percam a continuidade e que apenas as emergências possam ser atendidas.

Em nota, o Tribunal de Justiça do Ceará afirmou que o concurso público para o cargo de juíz deve preencher 80 vagas até o próximo ano. Sobre a falta de juízes titulares em algumas comarcas, o órgão informou que a presidência disponibiliza outros magistrados para responder por essas unidades.

Com relação à falta de segurança, o Tribunal disse que 85% dos fóruns já contam com portas com detectores de metais e também detectores portáteis.

 

Confira o vídeo abaixo:

 

Fonte: Site da TV Diário