cafe_cidadania_ativa_e_arte.jpgO juiz federal e escritor Marcos Mairton da Silva, filiado à Associação Cearense de Magistrados (ACM), proferirá uma palestra no dia 6 de maio (terça-feira), às 19h30, no auditório da biblioteca da Unifor. A palestra é parte do evento de lançamento do projeto “Café, cidadania ativa & arte”, iniciativa do Centro de Ciências Jurídicas da Unifor, em parceria com a Coordenadoria de Direitos Humanos do Estado do Ceará.

A entrada é franca, com inscrição no local e serão disponibilizados certificados aos participantes.

Marcos Mairton falará sobre “Dostoiévski, Rachel e Patativa – Direito e Literatura”. A ideia é mostrar a presença das duas áreas na obra de grandes escritores e de origem diversa. “A literatura é muito importante na formação dos profissionais do Direito pois, sendo arte, alcança-nos não apenas no campo racional, mas também no sentimental, estimulando a sensibilidade, o que me parece fundamental para quem faz a aplicação das normas jurídicas aos casos concretos”, afirma o juiz.

A abertura do evento começa mais cedo, às 17h, com a apresentação do projeto. Às 18h, ocorrerá a primeira palestra, com o promotor de Justiça, Elder Ximenes, que abordará o tema “Dom Quixote e as manchas sem arte”.

Livros
livros_marcos_mairtonA partir de 21h, o evento contará com relançamentos de livros, entre os quais “Contos, crônicas e cordéis” (2013), coletânea de textos do juiz Marcos Mairton da Silva.

Também será apresentada, em pré-lançamento, “100 Dúvidas de Português… Cem dicas que orientam… Sem ser dono da verdade”, obra escrita pelo magistrado em parceria com o poeta Geraldo Amâncio, que esclarece aspectos da nossa língua por meio de versos. “Estrofes de sete linhas formadas por versos de sete sílabas. A forma mais tradicional da Literatura de Cordel”, destaca. Os livros podem ser adquiridos no evento ou por meio do site do escritor, Mundo Cordel.

 

Projeto “Café, cidadania ativa & arte” com palestra e lançamento de livro do juiz federal Marcos Mairton da Silva
Data: 6 de maio (terça-feira)
Horário: A partir de 17h
Local: Auditório da biblioteca da Unifor, à Av. Washington Soares, 1321, Edson Queiroz
Entrada franca