logo_ACMA nova diretoria da Associação Cearense de Magistrados (ACM) tomará posse nesta sexta-feira, 31 de janeiro, às 18h, no Buffet Barbra’s Éden (Aldeota). 18 magistrados assumirão os Conselhos Executivo e Fiscal da entidade e vão liderar a Associação no triênio 2014-2016. O atual Presidente da ACM, Juiz Ricardo de Araújo Barreto, transmitirá o cargo para o Juiz Antônio Alves de Araújo, que é Vice- Presidente da ACM e Titular da 11ª Vara de Família de Fortaleza.

Barreto apoiou a candidatura de Araújo ao cargo. “Avançamos na busca por melhores condições de segurança nos fóruns da capital e interior, na aproximação do Judiciário cearense com a sociedade, entre outros aspectos, e Araújo tem muito a agregar com seus 20 anos de experiência na magistratura”, destaca Barreto.

Araújo pontua algumas diretrizes que vão nortear sua gestão. “Daremos sequência à linha de trabalho bem sucedida da diretoria anterior. Vamos desenvolver ações de valorização da categoria e projetos em sintonia com o contexto de crescente abertura do Judiciário em sua relação com a sociedade. Perseguiremos medidas para estruturar uma prestação jurisdicional mais célere, que passam pela busca do preenchimento das cerca de cem vagas de juízes – significativa carência na Justiça estadual. Outro foco é continuar as articulações junto às demais associações estaduais de magistrados visando implantar eleições diretas para a presidência dos órgãos do Poder Judiciário: Tribunais de Justiça dos Estados, Tribunais Regionais Federais e Tribunais Regionais do Trabalho”, afirma o Presidente eleito da Associação, Antônio Araújo.

Vitorioso
Araújo venceu a eleição da ACM em 22 de novembro do ano passado, ao obter 260 votos frente aos 200 da concorrente, Desembargadora Sérgia Maria Mendonça Miranda.

Quem é o novo presidente da ACM
Antônio Alves de Araújo é natural de Jaguaribe (CE), nasceu em 13 de junho de 1954. É casado e pai de dois filhos. Na infância, estudava e ajudava o pai, agricultor, na lavoura. Começou a morar em Fortaleza em 1973, para cursar o Ensino Médio. Em paralelo, custeava as despesas trabalhando como almoxarife. Aprovado no vestibular para o curso de Direito na Universidade Federal do Ceará (UFC), em 1976, também conciliou os estudos com o trabalho. Foi professor de Geografia e de História do Brasil, bem como datilógrafo.

Após a formatura, prestou concurso para delegado da Polícia Civil e exerceu a função durante 12 anos (1981 a 1993), em Itapipoca, Paracuru e Fortaleza. Em seguida, passou em um concurso para Juiz de Direito. Desde o ingresso na magistratura, em 1993, acumula 20 anos de experiência na área, tendo passado pelas comarcas de Aiuaba, Icó, Várzea Alegre, Quixeramobim e Fortaleza. Na capital, foi titular da 24ª Vara Cível e, desde 2011, atua na 11ª Vara de Família. Licenciou-se em 2012, ao assumir a Vice-presidência da Associação Cearense de Magistrados (ACM). Eleito presidente da ACM, vai liderar a entidade de 2014 a 2016. Tem Especialização em Processo Civil e em Processo Penal.

DIRETORIA DA ACM 2014-2016
Conselho Executivo
• Presidente – Antônio Alves de Araújo
• Vice-presidente – José Maria dos Santos Sales
• Diretor de Comunicação Social – Roberto Viana Diniz de Freitas
• Diretor Administrativo – Daniel Carvalho Carneiro
• Diretor de Assuntos Educacionais e Culturais – Ricardo Alexandre da Silva Costa
• Diretor de Patrimônio e Finanças – Francisca Francy Maria da Costa Farias
• Diretor de Aposentados – Ademar Mendes Bezerra
• Diretor de Pensionistas – Maria Lirete Freitas Spínola
• Diretor de Esportes – Antônio Teixeira de Sousa
• 1º Secretário – Ana Cleyde Viana de Souza
• 2º Secretário – Henrique Lacerda de Vasconcelos
• 1º Tesoureiro – Irandes Bastos Sales
• 2º Tesoureiro – Lisete de Sousa Gadelha

Conselho Fiscal
Cláudia Waleska Mattos Mascarenhas
Deborah Cavalcante de Oliveira Salomão Guarines
Francisco Bizerril Azevedo de Queiroz
José Mauro Lima Feitosa
Sérgio Augusto Furtado Neto Viana

 

Serviço
Posse da diretoria 2014-2016 da Associação Cearense de Magistrados (ACM)
Data: 31 de janeiro (sexta-feira)
Horário: 18h
Local: Buffet Barbra’s Éden, à Rua Carolina Sucupira, 455, Aldeota