É com pioneirismo que a Associação Cearense de Magistrados (ACM) está tratando as eleições para o triênio 2014 – 2016. Além de ser a primeira vez em que os pensionistas votarão, é a primeira vez que ocorre um debate entre os candidatos à presidência da Associação.

Debate

O evento ocorreu no auditório da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec), na tarde de ontem, 18 de novembro. Cerca de 90 pessoas assistiram ao debate na plateia, enquanto outras o fizeram pela internet, por meio de link disponível no site da ACM para acompanhar a transmissão do evento. Houve acesso de 113 computadores diferentes à transmissão online.

Quatro blocos
Após sorteio, iniciou a fala o Juiz Antônio Araújo, vice-presidente da ACM e líder da Chapa 1, Magistratura Unida, Justiça Valorizada. Ele proferiu seu discurso durante 15 minutos, mesmo tempo destinado à fala da Desembargadora Sérgia Miranda, que encabeça a Chapa 2, Inovando com Participação.

O segundo bloco do debate foi dedicado às perguntas feitas pelos presentes e por aqueles que enviaram suas questões pela internet. Os questionamentos foram colocados em duas urnas, uma dirigida à Desembargadora Sérgia e outra ao Juiz Araújo. Cada candidato respondeu a três questões, sorteadas das respectivas urnas na ocasião.

O jornalista Plinio Bortolotti mediou o encontro, cuidando para que os participantes proferissem suas explanações no tempo acordado pela comissão e sem intervenções, nem sequer dos presentes.

O auditório da Esmec viu um debate se realizar com respeito entre os candidatos, até mesmo na hora em que um dirigiu questões ao outro, eixo do terceiro bloco.

Por fim, o encontro foi concluído com tempo de dez minutos de fala para cada candidato.

Regras
As normas do debate foram acordadas entre os representantes de ambas as chapas, em reunião realizada com a comissão eleitoral, no dia 7 de novembro, na sala da ACM no Fórum Clóvis Beviláqua. As regras estabelecidas estão na ata da reunião, que pode ser lida clicando aqui.

Eleição
A eleição ocorrerá na sexta-feira, 22 de novembro, no Clube dos Magistrados. A próxima diretoria administrará a entidade no triênio 2014-2016, ocasião em que os associados também poderão votar para o pleito da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), cujo candidato a Vice-presidente de Direitos Humanos da Chapa 1 é o Juiz Ricardo Barreto, presidente da ACM, e a candidata a Vice-presidente de Defesa de Prerrogativas da Chapa 2 é a Desembargadora Sérgia Miranda.