O artesanato que está sendo criado pelos apenados e seus familiares participantes do Projeto Fábrica Escola – Teoria e Prática para a Vida vai compor uma exposição, no período de 25 de abril a 10 de maio, no shopping Del Paseo, no horário de funcionamento do estabelecimento (10h às 22h). As peças vêm sendo elaboradas desde março, através de uma parceria com a Associação Mãos Que Criam.

 
A variedade é tão grande quanto a criatividade dos novos artesãos: bijuteria, criações em crochê, bolsas, caixas porta trecos, bonecas de pano, toalhas e panos de prato, artesanato com reciclagem de garrafas PET e retalhos de tecido, entre outros.
 
Segundo uma das lideranças do Fábrica Escola, a juíza Luciana Teixeira, vice-presidente da Associação Cearense de Magistrados (ACM), apoiadora do projeto, as produções manuais que integram as atividades do Fábrica Escola vão muito além da terapia ocupacional. “Os reeducandos estão sendo treinados para empreender, conhecer gestão empresarial. Então, o artesanato produzido tem foco no mercado. Prestigiá-lo e adquiri-lo tem uma grande simbologia em dar uma nova chance a quem errou e batalha para reconstruir a vida”, destaca.
 
Desse modo, além de exposto, o artesanato estará à venda. “Parte da renda será dos apenados e parte será empregada na aquisição de mais materiais”, afirma a coordenadora do Fábrica Escola, advogada e professora de Direito Penal, Ruth Leite.
 
Conforme a advogada, todo dia há alguma produção manual sendo ensinada por um dos cerca de cinco artesãos da Associação Mãos que Criam, que se revezam nas capacitações. Em retorno a essa atividade, que é voluntária, a Associação também vai expor suas produções.
 
Mais sobre o Fábrica Escola
O empreendedorismo através do artesanato é um dos diversos aspectos que envolve o Projeto Fábrica Escola – Teoria e Prática para a Vida. A iniciativa tem como objetivo a reintegração social de apenados dos regimes semiaberto, aberto e egressos do sistema penitenciário. Entre as atividades desenvolvidas estão: alfabetização, aulas de informática, acompanhamento psicossocial e engajamento das famílias dos apenados, capacitação para o empreendedorismo, assistência médica, dentária e jurídica. No momento, 10 apenados e suas famílias são beneficiados e estão sendo aguardados mais 20, todos selecionados pela coordenação do projeto e pela Defensoria Pública, completando a capacidade atual (30). Esse grupo corresponde ao projeto-piloto, inaugurado em 3 de abril, e que será desenvolvido até novembro de 2014. Mais de 10 entidades públicas e privadas cooperam para viabilizar essa ação.
 
Serviço
Exposição do artesanato do Projeto Fábrica Escola – Teoria e Prática para a Vida
Período: 25 de abril a 10 de maio
Horário: No horário de funcionamento do shopping, de 10h às 22h
Local: Shopping Del Paseo, à Av. Santos Dumont, 3131
Fone do Projeto Fábrica Escola: 3253-7398