A maioria dos magistrados cearenses é favorável à realização de eleições diretas para presidência e vice-presidência dos Tribunais de Justiça, Tribunais Regionais Federais e Tribunais do Trabalho. A afirmação é fruto da consulta plebiscitária realizada no período de 24 a 31 de outubro no site da Associação Cearense de Magistrados. No resultado final, dos 265 participantes, 255 magistrados se mostraram favoráveis à realização de eleições diretas contra 10 que são contrários.
Para o presidente da ACM, juiz Ricardo Barreto, o resultado mostra o desejo dos juízes de 1º grau de participarem mais ativamente da gestão do Poder Judiciário. Atualmente, três Propostas de Emenda Constitucional (PEC) que tramitam no Congresso Nacional propõem mudanças no texto constitucional para permitir a realização de eleições diretas para a presidência dos Tribunais. De acordo com a legislação atual, somente os desembargadores têm direito a voto, o que corresponde a 15% dos magistrados brasileiros.
Eleições Diretas Simuladas
Motivados por esse resultado, a atual diretoria da ACM realizará eleições simuladas para definir quem entre os 41 desembargadores aptos a disputar a eleição é o nome mais indicado para ocupar a Presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) no biênio 2013/2014. A eleição simulada ocorrerá no site da ACM e será organizada pela empresa FLV Tecnologia, especializada na realização de eleições e enquetes em ambiente virtual.
Todos os atuais desembargadores da Corte Estadual, integrantes ou não do Órgão Especial, constarão na lista de candidatos relacionados na cédula eletrônica. A opção pela inclusão de todos os desembargadores alinha-se ao fato de que os projetos de emenda constitucional que tramitam a respeito não estabelecerem tal reserva.