Em reunião realizada, dia 9 de fevereiro, com representantes das associações de Magistrados, do Ministério Público, da Defensoria Pública e da Ordem dos Advogados do Brasil-Seção Ceará, o secretário de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Cel. Francisco Bezerra, decidiu realizar medidas em prol da segurança dos magistrados e fóruns do estado.

 
Conforme ficou  estabelecido ao final do encontro, foi encaminhada a Portaria nº 281/2012 (clique aqui), que dispõe sobre a designação de delegados de polícia para assessorarem àqueles que presidem inquéritos policiais, apurando invasões aos Fóruns da Justiça Estadual ou outros delitos contra magistrados.
 
Outra medida imediata também tomada, foi a a extensão do efetivo de policiais militares nos fóruns e a criação de pontos bases da polícia, locais estratégicos onde os PMs estarão durante o horário do expediente nas proximidades dos fóruns (para saber mais, clique aqui).
 
Na reunião, ainda foi estabelicida outra iniciativa para a segurança, porém não foi imediata. Trata-se da criação de uma linha direta de comunicação entre as instituições do Sistema de Justiça e a cúpula do Comando de Segurança do Ceará, através de um telefone.