No próximo dia 04, os participantes acompanharão a conferência do Juiz maranhense Márlon Jacinto Reis, que falará sobre a relação entre a magistratura e os movimentos sociais.

Márlon Reis tem uma longa trajetória de aproximação com entidades da sociedade civil, tendo sido um dos fundadores do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), que reúne atualmente mais de cinquenta entidades que lutam pela moralização da representação política no país.
O MCCE teve papel decisivo na apresentação do projeto de lei da Ficha Limpa ao Congresso Nacional, seja quanto à coleta de assinaturas ou ainda na defesa da propositura junto ao Legislativo. Márlon Reis foi um dos idealizadores do projeto, que recebeu o prêmio de principal iniciativa legislativa do ano de 2010, conferido pelo "Congresso em Foco" (confira aqui).

Em 2004, Reis já havia sido agraciado com o Prêmio Innovare, por ser o responsável por um projeto de integração entre a Justiça Eleitoral e a sociedade. Através de reuniões públicas, magistrados esclareciam a população no interior do Maranhão sobre as consequências da corrupção eleitoral.

Márlon também é Presidente da Associação Brasileira de Magistrados, Procuradores e Promotores Eleitorais (ABRAMPPE), tendo sido eleito em 2009 pela Revista Época como um dos 100 brasileiros mais influentes daquele ano (para acessar clique aqui).

Sua aproximação com os movimentos sociais resultou no apoio de diversas entidades da sociedade civil para a indicação seu nome à vaga de Ministro do Supremo Tribunal Federal em 2010.