O Poder Judiciário do Ceará conta com nova direção eleita para o biênio 2009/2010. Na tarde desta quarta-feira (18/12), o Pleno elegeu como próximo presidente para o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará o desembargador Ernani Barreira Porto, com um total de 20 votos. O desembargador José Arísio Lopes da Costa será o próximo vice-presidente do TJCE e o desembargador João Byron de Figueiredo Frota foi eleito Corregedor-Geral de Justiça.

A posse dos novos gestores do Judiciário cearense acontecerá no dia 05 de fevereiro de 2009. A eleição foi conduzida pelo atual presidente do TJCE, desembargador Fernando Ximenes. Concorriam para o cargo de presidente, o desembargador Rômulo Moreira de Deus, que teve seis votos, e a desembargadora Huguette Braquehais, com um voto.

Decano do Tribunal de Justiça, o desembargador Ernani Barreira Porto é ex-presidente da Associação Cearense de Magistrados. Nasceu em Fortaleza no dia 26 de outubro de 1942, formou-se em Ciências Jurídica e Sociais pela UFC em 1965 e iniciou a carreira como advogado no ano seguinte. Atualmente, leciona a disciplina Direito do Trabalho.

O magistrado foi nomeado desembargador do Tribunal de Justiça pelo Governador do Estado, tomando posse no dia 19 de março de 1987. Atualmente, preside a 1ª Câmara Cível e as Câmaras Cíveis Reunidas e membro do Conselho da Magistratura do Ceará. Foi presidente do TRE, função para a qual foi reconduzido, no período de junho de 1992 a junho de 1995. Exerceu o cargo de vice-presidente do Tribunal de Justiça no período de 1999-2001.