A importância de que a adoção seja feita de maneira legal, ou seja, por meio do Poder Judiciário é o foco da segunda fase da campanha Mude um Destino, que será lançada nesta quinta-feira (25/09), às 10h, na Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec). O objetivo é evitar a chamada “adoção à brasileira”, que dispensa os procedimentos legais e acaba por trazer insegurança à criança e, também, também, aos pais adotivos. Lançada nacionalmente pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), a campanha é desenvolvida no Ceará pela Associação Cearense de Magistrados (ACM).
Magistrados, famílias que realizaram adoção, profissionais da área da infância e juventude e todos os interessados são convidados para o lançamento, que terá a presença do presidente da AMB, Mozart Valadares Pires, e o coordenador nacional da Campanha Mude um Destino, Francisco Oliveira Neto. O documentário “Se essa casa fosse minha” e a cartilha “Adoção passo a passo” são materiais divulgados sobre o tema.
O presidente da ACM, juiz Paulo Nogueira, destaca que a adoção legal é a única forma de garantir direitos para os pais adotivos e para a criança. “É preciso lembrar que, além dos prejuízos que podem vir a ocorrer para a família adotiva, registrar um filho como se seu fosse sem passar por processo de adoção é também crime”, reforça o presidente da ACM.
A primeira fase da campanha “Mude um Destino” foi lançada em maio de 2007 e chamou a atenção da sociedade para as condições de vida das cerca de 80 mil crianças e adolescentes que vivem em abrigos no País. A iniciativa da AMB despertou grande interesse da população e dos setores diretamente envolvidos na proteção dos direitos da infância e da juventude no Brasil. De acordo com dados do Juizado da Infância e da Juventude do Estado do Ceará, cerca de 56 crianças aguardam para adoção em abrigos cearenses.
Lançamento da Campanha Mude um Destino
Dia: 25 de setembro
Hora: 10h
Local: Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec)
Rua Ramires Maranhão do Vale, nº70, Água Fria
Informações: (85) 3264.8288