Em preparação para as Eleições de 2024, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), na pessoa de seu presidente, o desembargador Raimundo Nonato Silva Santos, recebeu, no dia 03 de maio, a diretoria da Associação Cearense de Magistrados (ACM).
Durante o encontro, foram debatidos temas como o fortalecimento da presença de juízes e promotores nos municípios do interior do Ceará para as eleições deste ano. Nas Eleições de 2024, os eleitores votarão para escolher os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.
O presidente da ACM, o juiz José Hercy Ponte de Alencar, comenta sobre o encontro e as perspectivas para o momento eleitoral de 2024: “Estamos caminhando para um período eleitoral muito satisfatório em termos de atuação dos magistrados que exercem funções eleitorais. O diálogo estabelecido com o TRE/CE tem resultado em avanços positivos quanto às nossas sugestões, que buscam sempre a maior eficiência dos trabalhos prestados pela magistratura junto à Justiça Eleitoral.”
Vale ressaltar que no final de abril, o TRE-CE deferiu o pedido de auxílio aos juízes e promotores eleitorais para as eleições de 2024, realizado pela Associação Cearense do Ministério Público (ACMP) e a ACM. A decisão estabelece que durante as eleições de 2024, que acontecem no período de 20 de julho a 19 de novembro, exista a atuação de juízes auxiliares das zonas eleitorais com percepção de gratificação eleitoral em isonomia com o juiz eleitoral titular da zona, observando-se os critérios mencionados quanto à escolha das zonas auxiliadas e à escolha dos magistrados.