Com a chegada de um filho na vida de uma mulher surge a figura da mulher mãe, mais um desafio a ser trilhado e que mescla o lado pessoal, profissional e tantas outras vertentes que permeiam a vivência feminina em tempos atuais. Ser mãe é conhecer e compartilhar de um amor real e infinito, mas também é ter inúmeras responsabilidades, sempre pensando nos filhos antes da tomada de decisões.

Por ocasião do dia das mãe, revela-se oportuna a reflexão sobre os desafios e dificuldades de grandes mulheres que a um só tempo abraçaram em suas vidas duas grandes missões: a maternidade e a magistratura. Pensando nessa data tão importante, convidamos a juíza e associada da ACM, Dra. Daniela Rocha, para falar um pouco sobre essas duas vertentes de sua vida, especialmente quando houve o nascimento do seu filho que coincidiu com o ingresso dela na Magistratura Cearense.

“Quando tomei posse na magistratura cearense, meu filho tinha 21 dias de nascido. Na primeira comarca, a residência oficial do TJCE era vizinha ao fórum, o que facilitava a amamentação. Mas os desafios eram muitos e complexos: muitas vezes dirigia cerca de 70km até a comarca mais próxima para consulta médica ou atendimento de emergência em hospital, ou ficava no fórum por causa das audiências, enquanto o pai levava o bebê para atendimento médico nessa distância. Eu contava com uma rede de apoio familiar eficiente e era assim que conseguia superar cada dificuldade, mas houve situações em que senti falta de algum suporte da instituição”, explicou.

A juíza Daniela Rocha também relata que não foi fácil vivenciar, por exemplo, o período em que chegou sofrer ameaças decorrentes de seu trabalho. Foi difícil para ela ver o seu filho ser escoltado à distância até a escola, enquanto tinha de ir para o fórum lidar com processos, partes e advogados.

“Tendo vivenciado essas situações, penso que poderia haver algum tipo de ação institucional que garantisse o direito à amamentação e a uma vida mentalmente saudável para mãe e filho ou filha”, ressaltou.

A vice-presidente da ACM, juíza Dra. Helga Medved, faz coro com a fala da Dra. Daniela e reforça que a Associação tem buscado dar cada vez mais voz para essa pauta. “Precisamos entender que é desafiador exercer esses papéis ao mesmo tempo, por isso é tão importante ouvir as magistradas que são mães para que possamos buscar soluções essenciais a fim de que haja um tempo de qualidade e vida mentalmente mais saudável para mãe e filho”, destacou.

Tomando o relato acima como exemplo, a ACM parabeniza todas as mães magistradas e todas as mães de magistrados, que estão sempre dispostas a dedicar sua melhor versão a seus filhos. A Associação também reforça o seu comprometimento em relação a pautas de interesses das magistradas que também são mães.