Na última quinta-feira (23/03), a turma de novos juízes da ACM realizou uma visita ao abrigo Tia Júlia, sob supervisão da juíza da 3ª vara da infância, Alda Holanda. Durante a visita, foram recebidos pela assistente social do local, que explicou um pouco sobre a situação atual da unidade.

Atualmente, 19 crianças que residem no abrigo, sendo que 3 dessas estão hospitalizadas. Os juízes avaliaram que a visita foi extremamente importante para entenderem que devem olhar com mais atenção para os processos que envolvem crianças e adolescentes, principalmente no que tange à adoção. A turma também observou de perto e conseguiu compreender como a promoção de políticas públicas de Assistência Social nas comarcas do Ceará é essencial para fortalecer os vínculos familiares.

A juíza lotada na cidade de Alto Santo, Dayana Claudia Tavares Barros de Castro, contou um pouco da sua experiência pessoal durante a visita ao abrigo. Para ela, uma das crianças chamou atenção por sua história, uma vez que foi abandonada desde que nasceu e sofreu outros abandonos decorrentes de adoções que não deram certo, sendo que o seu único desejo era ter um lar, uma família.

“Senti um aperto no coração e ao conversar um pouco com essa criança, observei que seu olhar estava triste, descrente do amor. Como doeu olhar para ela e sentir essa dor em seus olhos. Então, a criança perguntou o que eu era, respondei que era juíza e perguntei o que ela queria ser quando crescer, prontamente respondeu: educador. Eu disse que acreditasse e estudasse muito e que ela poderia ser o que quisesse, que a nossa vida deve ser moldada pelos estudos e contei sobre minha experiência pessoal, quando minha vida mudou a partir disso. A criança me olhou em um breve instante e disse que iria estudar”, contou.

A magistrada ainda expressou que o diálogo com a criança e a visita ao abrigo servirão como motivação para não esquecer jamais que ela pode “atuar com celeridade nos processos que envolvem crianças e adolescentes, que são prioridade absoluta”. “Fica a reflexão: que possamos acolher com olhar humanizado essa dor imensurável. Agradeço a oportunidade de ter vivenciado essa realidade hoje”, enfatizou a juíza.

O presidente da Associação Cearense de Magistrados (ACM), o juiz José Hercy Alencar, parabenizou a ação dos novos juízes. “É muito bom quando encontramos uma turma de magistrados que já possui esse olhar humanizado, empático e que já busca entender mais a realidade de certas populações, principalmente aquelas mais vulneráveis. Essas ações nos deixam confiantes de que estamos caminhando, cada vez mais, para termos magistrados e magistradas competentes e com olhar atento para os problemas da sociedade”, reforçou o presidente.