Juiz José Hercy Ponte de Alencar assume a presidência da Associação Cearense de Magistrados e ficará no cargo por três anos

A Associação Cearense de Magistrados (ACM) empossou, nesta segunda-feira (19), os novos conselhos executivo e fiscal. O juiz José Hercy Ponte Alencar e a juíza Helga Medved ocupam, respectivamente, os cargos de presidente e vice-presidente da associação, substituindo os também juízes Daniel Carvalho Carneiro e Ângelo Bianco Vettorazzi

A cerimônia de posse ocorreu no auditório do BS Design e contou com a presença de várias autoridades do judiciário cearense e de outros poderes, a exemplo da desembargadora Nailde Pinheiro Nogueira, presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), e seu sucessor, Desembargador Abelardo Benevides Moraes.

Representantes da Associação de Magistrados do Brasil (AMB) também marcaram presença no local, a exemplo da juíza cearense e vice-presidente da entidade nacional, Joriza Magalhães Pinheiro e o assessor especial da presidência, José Herval Sampaio Júnior.

Bem como prestigiaram a posse alguns membros da Associação Nacional dos Magistrados Estaduais (Anamages), a exemplo do presidente da entidade, Juiz Magid Nauef Láuar. Além dele, se fizeram presentes o Juiz Ricardo Sávio de Oliveira, Vice-presidente Região Sudeste; a Juíza Ana Beatriz Jorge de Carvalho Maia, Vice-presidente do Conselho Deliberativo; a Juíza Soraya Hassan Baz Láuar, Juíza Auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça do TJMG; além da professora da Faculdade de Direito da Universidade de Itaúna de Minas Gerais, Márcia Pereira Costa.

Ademais, outras carreiras também marcaram presença. Entidades como Associação Cearense do Ministério Público (ACMP) e a Ordem dos Advogados do Estado do Ceará (OAB-CE), entre outras, tiveram seus presidentes ou representantes participando de toda a solenidade. Que fora aberto pelo miniconcerto Som do Infinito, que recitou o repertório “Reverenciando o Natal”.

A Despedida

Ainda no início da solenidade de posse, o até então presidente da ACM, juiz Daniel Carvalho Carneiro, proclamou seu discurso de despedida, no qual destacou as conquistas da sua gestão e a especial atenção que dera ao diálogo com o TJCE e outras entidades. O agora ex-presidente, finalizou sua palavra agradecendo o apoio recebido e desejando sorte, ética e êxito ao seu sucessor.

A palavra do juiz foi seguida da posse dos conselhos Fiscal e Executivo da Associação, momento este conduzido pelo Desembargador José Lopes de Araújo Filho, que presidiu a Comissão Eleitoral do pleito que culminou na vitória do Juiz José Hercy.

A Posse

Após todos os outros membros da nova gestão terem sido empossados, findaram as assinaturas a Vice-presidente Helga Medved e o Presidente José Hercy. Este último, por sua vez, fez seu discurso de início de mandato, onde reforçou suas promessas de campanha e destacou a dedicação que pretende volver à entidade.

“Sinto-me honrado por estar ao lado de grandes nomes da magistratura do Ceará, que formam comigo o novo corpo diretivo. Não foram poucas as ocasiões de angústias e incertezas, mas o resultado das eleições mostrou que nossos ideais estão alinhados com a grande maioria dos magistrados cearenses”, reiterou o novo gestor.

Ainda em sua palavra, Hercy demonstrou que, ao longo de sua campanha, percebeu um estado geral de insatisfação. “Nos  diálogos que tivemos com tantos colegas associados  durante o processo eletivo, restou claro que uma parcela  significativa de magistrados, ativos e aposentados, no  interior ou da capital, do primeiro ou segundo grau de  jurisdição, em grande número, hoje guardam consigo um  sentimento de não mais pertencerem a uma mesma instituição, algo como ser um exilado dentro de sua própria casa. Talvez tenha sido essa a maior de todas as lições tiradas do pleito eleitoral: a constatação de que, hoje, a Magistratura Cearense clama por mudanças, clama por ser ouvida, por ser respeitada e valorizada”, exclamou.

Para o futuro

O presidente recém empossado, ainda em seu discurso, já deu detalhes de como pretende atuar ao longo dos próximos meses, apontando que “é necessário fomentar um ambiente que restaure o sentimento de pertencimento dos magistrados cearenses à sua associação”.

Além disso, Hercy reiterou uma das principais propostas de sua campanha. “Já está mais do que na hora colocarmos em pauta a votação direta para a presidência do tribunal. Trata-se não apenas de um sonho acalentado pela maioria dos magistrados, mas de uma necessidade para o  engrandecimento de nossa Instituição”.

Início dos trabalhos

O presidente José Hercy já tem agenda ativa para esta terça-feira (20/12), quando se reúne com a diretoria e colaboradores da ACM.