O presidente da Associação Cearense de Magistrados (ACM), Daniel Carneiro, participou de reuniões com parlamentares cearenses em Brasília, nesta quarta-feira (23).

O primeiro encontro foi com o líder da oposição na Câmara dos Deputados, André Figueiredo, com quem foi tratada a questão da reforma administrativa e contou, ainda, com a presença da presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Renata Gil.

O tema também permeou a conversa com o deputado federal Mauro Filho realizada, posteriormente, sem a presença da magistrada (na foto ao lado). Segundo o presidente da ACM, “em relação a esse ponto, o nosso objetivo é manter a magistratura fora da reforma. A gente ressalta que os juízes são membros de um Poder, o Judiciário, e agentes políticos, portanto. Como tal devem ter um tratamento diferenciado em relação às demais carreiras do serviço público, de acordo com as peculiaridades e responsabilidades do cargo que exercem”.

Ainda conforme Daniel Carneiro, o encontro com o deputado Mauro Filho teve ainda uma segunda pauta: o chamado Plano Mansueto. Para o magistrado, o oficialmente denominado Plano de Promoção do Equilíbrio Fiscal, “traz algumas questões que podem violar a autonomia orçamentária e financeira dos tribunais”.