As inscrições para o II Concurso Literário do Fórum Clóvis Beviláqua, com apoio da ACM, entram na reta final e serão encerradas na próxima quinta-feira (24).

Podem participar magistrados e demais profissionais vinculados ao Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), vetados apenas os membros das comissões organizadora e julgadora e seus respectivos parentes.

Neste ano, o concurso homenageia a escritora Clarice Lispector, que completaria 100 anos em 2020. Serão premiados os três melhores trabalhos inscritos, livremente inspirados na obra da autora, independentemente do gênero literário escolhido, que pode ser conto, crônica, poesia ou cordel.

De acordo com o regulamento, divulgado por meio da Portaria nº 573/2020, cada participante poderá concorrer com apenas um trabalho inédito e deverá criar um pseudônimo para si apresentando-o no ato da inscrição. Não serão aceitas obras póstumas. Os trabalhos inscritos também não podem ser publicados pelo prazo de um ano, após o término do concurso, exceto pelo TJCE.

Ainda segundo as regras do concurso, os textos devem ser escritos em português e ter entre uma e trinta laudas, digitadas em editor de texto Word ou Writer, em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço entrelinha duplo. Os trabalhos devem ser inscritos por meio de formulário eletrônico, disponível na Intranet do Fórum Clóvis Beviláqua (FCB), no endereço eletrônico http://10.150.1.10/concurso-literario-fcb-2020 (é preciso, contudo, estar conectado à VPN do TJCE), com o encaminhamento do documento contendo, anexo, o texto do concorrente em formato editável e em “PDF”.

Ao preencher o formulário eletrônico o concorrente deverá informar o nome do Concorrente, seu respectivo pseudônimo (que também será informado no documento para identificação posterior do autor), o título do trabalho, o número de matrícula, a lotação, além de um número de telefone e um endereço eletrônico de e-mail para contato.

Para a diretora do FCB, Ana Cristina de Pontes Lima Esmeraldo, o concurso está em consonância com “o Planejamento Estratégico do Fórum Clóvis Beviláqua para o biênio 2019/2021, que tem como um dos valores basilares a humanização e, como um objetivo estratégico, desenvolver e valorizar o corpo funcional”.

A premiação ocorrerá no dia 27 de outubro, por ocasião da Semana do Servidor. O primeiro colocado fará jus a um notebook e os segundo e terceiro colocados ganharam um leitor digital de livros. Além deles, os trabalhos classificados, entre a quarta e a décima posição, podem ser publicados em uma coletânea literária pelo TJCE.

Quaisquer outras dúvidas podem ser esclarecidas no regulamento, que está disponível no próprio formulário eletrônico de inscrição, acima referido.

Confira também o vídeo gravado pela diretora do Fórum Clóvis Beviláqua, na ocasião do lançamento do concurso!