A Associação Cearense de Magistrados (ACM) conseguiu junto à Unimed Fortaleza a suspensão imediata da cobrança aos associados de reajuste por mudança de faixa etária, bem como aquele anualmente realizado em setembro, por ocasião do aniversário de contrato entre as duas entidades.

A medida vai vigorar entre setembro e dezembro de 2020 e atende à determinação da Agência Nacional de Saúde (ANS) relativa aos contratos de planos privados de assistência à saúde médico-hospitalar, por conta do quadro da pandemia de Covid-19. Por meio de comunicado enviado à diretoria da ACM, a Unimed Fortaleza esclareceu também que, por razões logísticas, os arquivos para pagamentos de mensalidade são gerados antecipadamente e não acontecem de uma única vez.

Daí, segundo a nota, aquelas cobranças que foram feitas antes da decisão da ANS acabaram sendo realizadas, ainda com o reajuste de 8%, anteriormente estabelecido, ou com o reajuste por mudança de faixa etária. Contudo, conclui o comunicado da instituição, quem tiver recebido a cobrança com reajustes terá o valor devolvido no mês de outubro.