A Associação Cearense de Magistrados (ACM), por meio do seu presidente Daniel Carneiro, a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e outras 3 associações estaduais representativas da magistratura estiveram, nesta segunda-feira (14), reunidos com o presidente da República, Jair Bolsonaro, com o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, General Augusto Heleno, entre outros membros do Governo Federal, para apresentar e discutir pautas de interesse da magistratura.

Representantes da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) também participaram do encontro, além de presidentes e diretores da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (ASMEGO), Associação dos Magistrados do Estado do Pará (AMEPA), Associação dos Magistrados do Distrito Federal (AMAGIS-DF). Entre os principais temas debatidos esteve o da importância de uma maior representatividade da magistratura de carreira nos tribunais superiores, notadamente no Supremo Tribunal Federal (STF). O ministro-chefe General Augusto Heleno mostrou-se simpático a este último pleito, fazendo analogia com a carreira militar.

Durante cerca de uma hora e meia, também o presidente da República, participou do encontro e ouviu as reivindicações da magistratura, incluindo a questão do STF acima referida, além da relativa à isenção do IPI para aquisição de armas de fogo por magistrados. Quanto a essa pauta, Jair Bolsonaro acionou membros do Governo Federal para já dar início às providências necessárias ao seu atendimento.

O diálogo com o presidente envolveu ainda temas tais como: a realidade dos juízes em primeira e segunda instância, a falácia dos supersalários, as campanhas desmoralizantes perpetradas contra a magistratura, além da importância da defesa da democracia e da harmonia e separação entre os Poderes.

O encontro teve o apoio das demais associações de magistrados, cuja presença no encontro não se fez possível em razão das limitações decorrentes da pandemia, mas cujo apoio foi essencial para o avanço da missão representativa.