Com a proximidade do Dia Nacional da Adoção, a ser comemorado em 25 de maio, a juíza de direito Kathleen Nicola Kilian, titular da 1a Vara de Quixeramobim/CE, realizou a compilação de informações extraídas do Sistema Nacional de Adoção (SNA/CNJ, atualizadas em 19/05/2020), em âmbito nacional e estadual, explicando a importância dessa visualização clara dos dados. Confira a análise da magistrada, na íntegra abaixo:

É importante evidenciar que esses números são pessoas, sujeitos de direitos e de dignidade humana, em busca da convivência familiar (crianças e adolescentes aptos à adoção), ou pretendentes que anseiam um sonho de maternidade, de paternidade, de ampliação de uma família e da imensurável capacidade de amar.Ocorre que existe uma ruptura entre o perfil buscado pelos pretendentes e as crianças e adolescentes disponíveis.

A exposição desses dados é relevante para promover e incentivar a prática da adoção de crianças com mais de 6 anos de idade e de adolescentes. Os pretendentes podem alterar o perfil de busca a qualquer tempo, com a inclusão de novas idades, de grupos de irmãos, de crianças e adolescentes com doenças, com deficiências.

A partir de visitas e conhecimento da realidade dessas crianças e adolescentes se amplia um horizonte de possibilidades que pode despertar um interesse nesses pretendentes aptos à adoção e aptos a realizar sonhos.

A atuação da Justiça da Infância e da Juventude do Estado do Ceará tem se adaptado a este período de pandemia com cuidado e atenção, garantindo os direitos envolvidos e a efetiva prestação jurisdicional, é o que se verifica, por exemplo, com a realização pelos juízes de audiências virtuais, cursos virtuais obrigatórios para habilitação, decisões viabilizando guardas provisórias e adoções, promoção da realização de videochamadas para visitação em Unidades de Acolhimento.