O presidente da Associação Cearense de Magistrados (ACM), Daniel Carneiro visitou, nesta quinta-feira (9), o Sistema Verdes Mares. Essa é a primeira de uma série de visitas que o magistrado fará aos principais grupos de comunicação do Ceará, neste início de mandato.

Acompanhado do analista e do gerente de comunicação da VSM, respectivamente Adriano Queiroz e Eduardo Buchholz, ele conversou com o Superintendente Geral do Sistema Verdes Mares, Ruy do Ceará; com o Diretor de Operações, Ildefonso Rodrigues; com o Editor do Núcleo de Vida Pública, Inácio Aguiar; e com o Editor Temático de Política, William Santos. O presidente foi entrevistado ainda pela repórter Alessandra Castro.

Tanto na conversa com gestores daquele grupo de comunicação, quanto na entrevista concedida aos veículos do Sistema Verdes Mares (que agora tem as redações de jornal, web, rádio e TV integradas), Daniel Carneiro abordou temas como: a aproximação da magistratura com a imprensa e a sociedade, as recentes mudanças na estrutura do Judiciário cearense, a questão da implantação da figura do juiz de garantias, a importância do processo judicial eletrônico, além de suas perspectivas e diretrizes para condução da ACM no triênio 2020-2022.

Segundo o presidente da associação, “a visita foi muito proveitosa, na medida que quando procuramos estreitar laços entre o Poder Judiciário e a imprensa, por meio do diálogo, podemos extrair bons frutos, sempre.” Ele defendeu que “apenas com uma imprensa forte, o Judiciário pode chegar ao cidadão, para que ele compreenda da atividade do magistrado. Da mesma forma, o Judiciário é essencial para garantir a liberdade de expressão dos próprios veículos de comunicação”.

Daniel Carneiro afirmou ainda estar entre os objetivos da ACM, em sua gestão, “procurar aproximar o trabalho do juiz com o cidadão, que é quem vai usufruir da nossa atividade-fim, a imprensa terá um papel preponderante”.