Em menos de 6 meses, produto radiofônico já abordou temas como conciliação, direito de família, direito trabalhista e produtividade do Judiciário, entre outros

O programa “Minuto da Cidadania”, criado pela Associação Cearense de Magistrados (ACM) em parceria com a Rádio Terra do Sol, da Prefeitura Municipal de Fortaleza, se aproxima dos 6 meses no ar com alcance diário estimado em 1 milhão de ouvintes. No mesmo período, além do público que escuta o programete nos terminais e ônibus da Capital, até 1,2 milhão de pessoas são alcançadas mensalmente na web.

Ao todo, já foram exibidos 18 programas de cerca de 1 minuto cada, com os mais diversos temas relacionados aos direitos do cidadão e ao Judiciário (notadamente, o cearense). A estreia se deu no dia 25 de julho do ano passado com a então diretora de Comunicação da ACM, Joriza Pinheiro, explicando de forma didática o que é um magistrado. Já o programa atualmente no ar trata da diferença entre os crimes de racismo e injúria racial e foi gravado pela diretora do Fórum Clóvis Beviláqua, Ana Cristina Esmeraldo.

O presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), Des. Washington Araújo, esteve entre os 14 magistrados que já gravaram o informativo. No fim de setembro último, ele abordou a questão da produtividade do Judiciário cearense, com dados para a população sobre o aumento na celeridade judicial e o papel de cada magistrado para os bons resultados obtidos nos primeiros 9 meses do ano passado e que se mantiveram positivos no último trimestre.

Entre os temas já veiculados pelo “Minuto da Cidadania” estão ainda: acesso à Justiça, conciliação, audiências de custódia e tipos de prisão (em flagrante, temporária, preventiva, definitiva), pensão alimentícia, adoção, violência contra a mulher, alienação parental, divórcio, cadastro biométrico eleitoral, direitos de vizinhança, direitos do idoso, mudanças na legislação trabalhista e sobre como funciona um júri.

O programa vai ao ar sempre às 7h, 13h e 18h, nas centrais de rádio dos terminais de ônibus, BRTs, órgãos públicos municipais e também pode ser acessado pelo site: https://www.fortaleza.ce.gov.br