Atualizado no dia 26 de dezembro

A Associação Cearense de Magistrados (ACM) empossou, na noite de sexta-feira (20), os membros dos conselhos Executivo e Fiscal que passaram a compor a nova diretoria da entidade para o triênio 2020-2022. O juiz de direito, Daniel Carvalho Carneiro, foi empossado o novo presidente. Ângelo Bianco Vettorazzi é o vice.

A solenidade foi realizada no La Maison Buffett, em Fortaleza, contando com a presença de autoridades estaduais e nacionais, representantes da imprensa e de outras entidades. A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), à qual a ACM é filiada, também prestigiou o evento, por meio da secretária-geral, Julianne Marques.

A cerimônia foi iniciada com a entrega da Comenda Valdetário Pinheiro Mota, ao Des. Francisco Gladyson Pontes, que foi presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), entre 2017 e 2019, e que compõe a nova gestão da ACM, como diretor administrativo. Coube à diretora de Comunicação Social da ACM na gestão 2017-2019, Joriza Pinheiro, o discurso de homenagem ao agraciado.

A magistrada destacou o perfil “responsável e autodisciplinado; preparado tecnicamente e generoso no compartilhamento de conhecimento; elevado no plano espiritual e emocional; gentil no trato; destemido e prudente; simples e altivo” do desembargador, ressaltando ainda o papel do homenageado para que cada unidade jurisdicional do Estado pudesse contar com um assistente, atendendo a um pleito da ACM e resultando num ganho de 30% em produtividade judicial.

Na sequência, o juiz de direito José Maria Sales, que presidiu a Associação Cearense de Magistrados, entre setembro e dezembro deste ano, fez a entrega da Comenda. Em sua fala de agradecimento, o Des. Gladyson relembrou a união de toda magistratura cearense para, mesmo com dificuldades orçamentárias e estruturais, conseguir dar um salto de sete posições no mais recente ranking divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O, agora, ex-presidente da ACM fez, em seguida, um discurso de despedida em que reconheceu a atuação exitosa do juiz auxiliar da Presidência do TJCE, Ricardo Alexandre Costa, que cumpriu quase a totalidade de seu mandato à frente da associação, tendo se licenciado em setembro para assumir suas atuais funções no Tribunal. José Maria Sales aproveitou a ocasião, ainda para fazer um balanço da gestão 2017-2019.

“A ACM reivindicou e conseguiu ver atendidas pauta de interesse direto ou indireto da magistratura cearense. Por isso, mantivemos diálogo sempre aberto e firme, quando necessário, com instituições dos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo”, disse o magistrado. Ele também manifestou seus votos de sucesso à nova diretoria da associação.

Logo após o discurso, foi lida ata da Comissão Eleitoral da ACM e feita a assinatura do termo de posse dos novos membros dos conselhos Executivo e Fiscal da entidade, que compuseram a chapa única “Magistratura Forte, Democracia Garantida”, no pleito realizado em novembro.

Compromissos da nova gestão

O novo presidente da Associação Cearense de Magistrados, Daniel Carneiro, começou seus trabalhos à frente da ACM fazendo um primeiro pronunciamento aos associados e convidados presentes à cerimônia, em que reafirmou compromissos assumidos durante a campanha eleitoral.

“Vamos lutar pela contínua valorização do 1º grau, com a melhoria da estrutura de trabalho e a criação de mais um cargo de assistente para todos os juízes de 1º grau, indistintamente”, enfatizou o presidente da ACM. Ele destacou ainda a necessidade de “lutar pela democratização do Judiciário, com a aprovação da PEC das eleições diretas; a defesa intransigente das garantias da Magistratura; a implementação de uma política remuneratória digna onde os subsídios sejam revistos anualmente como manda a Constituição Federal; além da Valorização do Tempo de Magistratura”.

Confira abaixo trecho do discurso do novo presidente da ACM!

Por fim, foi celebrada a confraternização de fim de ano da Associação Cearense de Magistrados em 2019, com a Banda Baile Evandro Nunes e Eloisa Morais e Banda como atrações. Os dois conjuntos animaram os presentes com exibições ecléticas que foram do funk ao jazz, passando por grandes sucessos nacionais e internacionais da música.

Confira vídeo da solenidade

Perfil do novo presidente

Graduado em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC) em janeiro de 2000, o juiz Daniel Carneiro é especialista em Direito Empresarial pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie, mestre em Direito Comercial pela Universidade de Lisboa e doutorando em Direito Civil pela mesma instituição portuguesa. Ingressou na Magistratura em janeiro de 2006, atuando nas comarcas de Umirim, Mauriti, Crateús e Caucaia. Trabalhou como juiz auxiliar da presidência do TRE-CE e atualmente, é titular da 10ª Vara Cível de Fortaleza.

Composição da nova diretoria

Conselho Executivo

Presidente – Daniel Carvalho Carneiro
Vice-presidente – Ângelo Bianco Vettorazzi
Diretor Administrativo – Francisco Gladyson Pontes
Diretora de Comunicação – Ricci Lôbo de Figueiredo Filgueira
Diretor de Patrimônio e Finanças – José Mauro Lima Feitosa
Diretor de Assuntos Educacionais e Culturais: Alisson do Valle Simeão
Diretor de Aposentados –Francisco Auricélio Pontes
Diretora de Pensionistas – Maria Lirete Freitas Spínola
Diretor de Esportes – Roberto Soares Bulcão Coutinho
1º Secretário – Antônio Teixeira de Sousa
2ª Secretária – Larissa Braga Costa de Oliveira Lima
1º Tesoureiro – Edison Ponte Bandeira de Melo
2ª Tesoureira – Leopoldina de Andrade Fernandes

Conselho Fiscal

Kathleen Nicola Kilian
Maria José Sousa Rosado de Alencar
Marlúcia de Araújo Bezerra
Roberto Viana Diniz de Freitas
Yanne Maria Bezerra de Alencar