2020-2022

Diretoria da ACM é empossada para dirigir a associação no triênio 2020-2022

22 de dezembro de 2019 Visualizada 374 vez(es).

Atualizado no dia 26 de dezembro

A Associação Cearense de Magistrados (ACM) empossou, na noite de sexta-feira (20), os membros dos conselhos Executivo e Fiscal que passaram a compor a nova diretoria da entidade para o triênio 2020-2022. O juiz de direito, Daniel Carvalho Carneiro, foi empossado o novo presidente. Ângelo Bianco Vettorazzi é o vice.

A solenidade foi realizada no La Maison Buffett, em Fortaleza, contando com a presença de autoridades estaduais e nacionais, representantes da imprensa e de outras entidades. A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), à qual a ACM é filiada, também prestigiou o evento, por meio da secretária-geral, Julianne Marques.

A cerimônia foi iniciada com a entrega da Comenda Valdetário Pinheiro Mota, ao Des. Francisco Gladyson Pontes, que foi presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), entre 2017 e 2019, e que compõe a nova gestão da ACM, como diretor administrativo. Coube à diretora de Comunicação Social da ACM na gestão 2017-2019, Joriza Pinheiro, o discurso de homenagem ao agraciado.

A magistrada destacou o perfil “responsável e autodisciplinado; preparado tecnicamente e generoso no compartilhamento de conhecimento; elevado no plano espiritual e emocional; gentil no trato; destemido e prudente; simples e altivo” do desembargador, ressaltando ainda o papel do homenageado para que cada unidade jurisdicional do Estado pudesse contar com um assistente, atendendo a um pleito da ACM e resultando num ganho de 30% em produtividade judicial.

Na sequência, o juiz de direito José Maria Sales, que presidiu a Associação Cearense de Magistrados, entre setembro e dezembro deste ano, fez a entrega da Comenda. Em sua fala de agradecimento, o Des. Gladyson relembrou a união de toda magistratura cearense para, mesmo com dificuldades orçamentárias e estruturais, conseguir dar um salto de sete posições no mais recente ranking divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O, agora, ex-presidente da ACM fez, em seguida, um discurso de despedida em que reconheceu a atuação exitosa do juiz auxiliar da Presidência do TJCE, Ricardo Alexandre Costa, que cumpriu quase a totalidade de seu mandato à frente da associação, tendo se licenciado em setembro para assumir suas atuais funções no Tribunal. José Maria Sales aproveitou a ocasião, ainda para fazer um balanço da gestão 2017-2019.

“A ACM reivindicou e conseguiu ver atendidas pauta de interesse direto ou indireto da magistratura cearense. Por isso, mantivemos diálogo sempre aberto e firme, quando necessário, com instituições dos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo”, disse o magistrado. Ele também manifestou seus votos de sucesso à nova diretoria da associação.

Logo após o discurso, foi lida ata da Comissão Eleitoral da ACM e feita a assinatura do termo de posse dos novos membros dos conselhos Executivo e Fiscal da entidade, que compuseram a chapa única “Magistratura Forte, Democracia Garantida”, no pleito realizado em novembro.

Compromissos da nova gestão

O novo presidente da Associação Cearense de Magistrados, Daniel Carneiro, começou seus trabalhos à frente da ACM fazendo um primeiro pronunciamento aos associados e convidados presentes à cerimônia, em que reafirmou compromissos assumidos durante a campanha eleitoral.

“Vamos lutar pela contínua valorização do 1º grau, com a melhoria da estrutura de trabalho e a criação de mais um cargo de assistente para todos os juízes de 1º grau, indistintamente”, enfatizou o presidente da ACM. Ele destacou ainda a necessidade de “lutar pela democratização do Judiciário, com a aprovação da PEC das eleições diretas; a defesa intransigente das garantias da Magistratura; a implementação de uma política remuneratória digna onde os subsídios sejam revistos anualmente como manda a Constituição Federal; além da Valorização do Tempo de Magistratura”.

Confira abaixo trecho do discurso do novo presidente da ACM!

Por fim, foi celebrada a confraternização de fim de ano da Associação Cearense de Magistrados em 2019, com a Banda Baile Evandro Nunes e Eloisa Morais e Banda como atrações. Os dois conjuntos animaram os presentes com exibições ecléticas que foram do funk ao jazz, passando por grandes sucessos nacionais e internacionais da música.

Confira vídeo da solenidade

Perfil do novo presidente

Graduado em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC) em janeiro de 2000, o juiz Daniel Carneiro é especialista em Direito Empresarial pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie, mestre em Direito Comercial pela Universidade de Lisboa e doutorando em Direito Civil pela mesma instituição portuguesa. Ingressou na Magistratura em janeiro de 2006, atuando nas comarcas de Umirim, Mauriti, Crateús e Caucaia. Trabalhou como juiz auxiliar da presidência do TRE-CE e atualmente, é titular da 10ª Vara Cível de Fortaleza.

Composição da nova diretoria

Conselho Executivo

Presidente – Daniel Carvalho Carneiro
Vice-presidente – Ângelo Bianco Vettorazzi
Diretor Administrativo – Francisco Gladyson Pontes
Diretora de Comunicação – Ricci Lôbo de Figueiredo Filgueira
Diretor de Patrimônio e Finanças – José Mauro Lima Feitosa
Diretor de Assuntos Educacionais e Culturais: Alisson do Valle Simeão
Diretor de Aposentados –Francisco Auricélio Pontes
Diretora de Pensionistas – Maria Lirete Freitas Spínola
Diretor de Esportes – Roberto Soares Bulcão Coutinho
1º Secretário – Antônio Teixeira de Sousa
2ª Secretária – Larissa Braga Costa de Oliveira Lima
1º Tesoureiro – Edison Ponte Bandeira de Melo
2ª Tesoureira – Leopoldina de Andrade Fernandes

Conselho Fiscal

Kathleen Nicola Kilian
Maria José Sousa Rosado de Alencar
Marlúcia de Araújo Bezerra
Roberto Viana Diniz de Freitas
Yanne Maria Bezerra de Alencar

Associação Cearense de Magistrados
Av. Santos Dumont, 2626 - Ed. Plaza Tower - Aldeota
Salas 1307 a 1311 - Cep: 60150-161
Tel/Fax: (85) 3264-8288
[email protected]