Entre os associados à ACM que votaram no pleito da Associação dos Magistrados Brasileiros, a “Chapa 2 – AMB+Forte, Uma Só Magistratura” recebeu 51,4% dos sufrágios

Na mesma data em que foram conhecidos os novos dirigentes da Associação Cearense de Magistrado (ACM), a AMB também escolheu sua nova diretoria para o triênio 2020-2022.

Pela primeira vez em sua história, a entidade elegeu uma mulher para presidi-la: a juíza de direito e presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj), Renata Gil, que foi eleita com 79,3% dos votos em todo o País.

No Ceará, ela também saiu vitoriosa, embora com uma margem menor: 51,5%. Entre os associados à ACM, outros 26,1% depositaram sua confiança na Chapa 3 – Unidade (da Carreira e (é) Independência (da Magistratura). Por sua vez, 18,1% votaram na Chapa 1 – Magistratura Independente. Votos, brancos, nulos ou excluídos (por duplicidade de voto) somaram 4,3%.

A votação por sobrecarta para a AMB foi permitida para quem solicitou essa modalidade até o dia 20 de outubro. Já a votação pela internet ocorreu entre os dias 5 e 6 de novembro. Por fim,
a votação presencial ocorreu no Clube dos Magistrados, no último dia 8, simultaneamente à da ACM (exceto pelo horário mais estendido, encerrado às 18h).

Perfil

Juíza titular da 40ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), nascida no Rio de Janeiro (RJ), formou-se em Direito na Universidade Estadual do Rio de Janeiro, em 1994.

Ingressou na Magistratura fluminense em janeiro de 1998, por concurso de provas e títulos, e atuou nas comarcas de Macabu, Silva Jardim, Rio Bonito e Rio de Janeiro. Na Amaerj, tornou-se a primeira mulher a assumir a presidência em 2016-2017, sendo reeleita para o biênio 2018-2019. Na AMB, foi também vice-presidente de Direitos Humanos no triênio 2011-2013.

Atuou como coordenadora adjunta da pesquisa “Quem somos. A Magistratura que queremos” realizada em conjunto pela AMB e Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ).

Confira a composição da chapa eleita!

Renata Gil (presidente da Amaerj) – presidente
Elayne Cantuária (presidente da Amaap) – vice-presidente
Fábio Esteves (presidente da Amagis-DF) – vice-presidente
Fernando Bartoletti (presidente da Apamagis) – vice-presidente
Herval Sampaio (presidente da Amarn) – vice-presidente
Jussara Schittler (presidente da AMC) – vice-presidente
Levine Raja Gabaglia (Asmego) – vice-presidente
Maurício Drummond (RJ) – vice-presidente
Ney Alcântara (presidente da Almagis) – vice-presidente
Rosimere Couto (Amagis-MG) – vice-presidente
Thiago Brandão (presidente da Amapi) – vice-presidente
Vera Deboni (presidente da Ajuris) – vice-presidente
Antônio César Coelho (presidente da Amatra XIV) – coordenador da Justiça do Trabalho
Frederico Mendes Júnior (Amapar) – coordenador da Justiça Estadual
Paulo Adib Casseb (Amajme) – coordenador da Justiça Militar
Priscilla Corrêa (RJ) – coordenadora da Justiça Federal
Roberto Felinto (Amaerj) – coordenador do Aposentados
Alexandre Miguel (presidente da Ameron) – Conselho Fiscal
Eduardo Siravegna (presidente da Amamsul) – Conselho Fiscal
Maria Isabel da Silva (Amagis-DF) – Conselho Fiscal