Atualizado no dia 31 de outubro

Os magistrados que se inscreveram para a Turma II do Curso de Segurança Pessoal para Magistrados tiveram a primeira aula no último dia 17, na sede da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp/CE). Ao todo, foram cinco dias de curso.

A entidade organizou o curso em parceria com a Associação Cearense de Magistrados (ACM) e com o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE). Além da aula inaugural na sede da própria Aesp, os matriculados tiveram disciplinas ministradas na Unifor, no Autódromo Virgílio Távora, na Gun House e na Esmec. As aulas da Turma II seguem até o dia 25.

A primeira turma foi ministrada entre os dias 26 de setembro e 5 de outubro. A juíza Renata Santos Nadyer Barbosa, da 1ª Vara da Comarca de Aquiraz, destacou que “para aqueles que não tinham nenhum conhecimento e nenhuma intimidade com uma arma foi muito interessante. Os profissionais que participaram e se envolveram com o curso eram muito preparados, tinham uma paciência e um cuidado muito grande com todos os juízes”.

Ela acrescentou que “a participação dos bombeiros, dos profissionais de segurança pessoal, policiais, do pessoal da direção defensiva, do pessoal do curso de tiro e de todos os profissionais do curso foi muito boa. Realmente, valeu muito a pena e eu recomendo aos colegas que queiram e se interessem por participar de edições futuras! É muito válida e muito rica a experiência”.

Já para o juiz de direito José Arnaldo dos Santos Soares, que atua em Itapipoca, a avaliação do curso é muito boa e em diferentes aspectos. “Eu acho que as matérias colocadas no curso foram bem pertinentes e muito boas. Inclusive, por mais se pudesse imaginar, inicialmente, que alguns temas pudessem não ser tão úteis, eles se mostraram muito relevantes, por conta do caráter prático do curso”, ressaltou.

O magistrado afirmou ainda que “a ACM está de parabéns porque moldou um curso proporcional, com várias matérias e professores experientes, cada um na sua área de atuação. Eu gostei muito e pretendo fazer outro curso, na próxima oportunidade que tiver, principalmente, nas áreas de prática de tiro e em direção defensiva”.

Confira abaixo a lista dos magistrados inscritos para a segunda turma, bem como a grade do curso, com datas e horários especificados!

Relação de magistrados inscritos
(Turma II)

André Teixeira Gurgel
Augusto Cezar de Luna Cordeiro Silva
Bruno dos Anjos
Carlos Henrique Neves Gondim
Christiano Silva Sibaldo de Assunção
Cristiano Rabelo Leitão
Deborah Cavalcante de Oliveira Salomão Guarines
Djalma Teixeira Benevides
Francisco Gilmario Barros Lima
Giselli Lima de Sousa Tavares
Henrique Lacerda de Vasconcelos
Isaac de Medeiros Santos
Jorge Di Curto Miranda
Maria José Sousa Rosado de Alencar
Neuter Marques Dantas Neto
Patrícia Fernanda Toledo Rodrigues

Quadro de Horários
(1ª Semana – 17 a 19/10/19)

DATA DISCIPLINA HORÁRIO LOCAL
17/10/19 Aula Inaugural 09h AESP/CE
17/10/19 Fundamentos e técnicas de Tiro – Teoria 13h às 14h40 ESMEC
17/10/19 Ações de Inteligência na Proteção de Autoridades Judiciais 15h às 18h10 ESMEC
18/10/19 Noções de Defesa Pessoal 8h às 11h40 UNIFOR
18/10/19 Gerenciamento de Crises 13h30 às 18h ESMEC
19/10/19 Prática de Tiro 08h às 17h10 GUN HOUSE

(2ª Semana – 24 e 25/10/19)

DATA DISCIPLINA HORÁRIO LOCAL
24/10/2019 Direção Defensiva e Evasiva (Teoria e Prática) 7h30 às 18h Autódromo Internacional Virgílio Távora
25/10/2019 Atentados – Histórico, Definição, Tipos, Motivação, Exemplos no Mundo, Facções Criminosas no Brasil 8h às 10h30 ESMEC
25/10/2019 Ações para Proteção de Autoridades Judiciais 13h30 às 18h ESMEC