A Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec) realizará nos dias 12 e 13 de setembro o curso presencial de formação continuada “Mídia e Justiça: a Construção do papel Político do Judiciário”. A formadora do curso será a jornalista e doutora em Ciência Política, Grazielle de Albuquerque Moura Paiva. As informações são da Esmec/TJCE.

O curso está credenciado na Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), integrando o Programa de Formação Continuada para fins de promoção na carreira e tem carga horária de 20h/a.

Serão ofertadas 50 vagas, 30 para magistrados e 20 para servidores do Poder Judiciário que atuem na área de comunicação. Interessados deverão se inscrever através do formulário eletrônico até o dia 04 de setembro.

Atenção: Após o término do período de inscrições, haverá uma triagem, de acordo com o artigo 35 do Regimento Interno da Esmec e os selecionados para o curso receberão a confirmação via e-mail.

Considerando a mídia como elemento central para compreender o papel político do Judiciário em relação aos poderes Executivo e Legislativo, e à opinião pública, o curso oferecerá análises práticas e teóricas (com aporte em conceitos da teoria da comunicação e da teoria política) sobre como se deu a construção de uma relação entre mídia e Justiça. Objetiva-se capacitar magistrados e servidores para:

• Discutir com segurança os elementos internos da relação entre mídia e Justiça, em especial no que toca ao Supremo Tribunal Federal (STF);
• Aplicar as questões práticas e teóricas sobre como o Judiciário foi de colocando como ator político na agenda pública;
• Conhecer e analisar o papel do Judiciário na atual crise brasileira observando em especial o STF e o uso das redes sociais por personagens de destaque e pela cúpula do Sistema de Justiça, com destaque para a amplitude do poder normativo e midiático dos ministros;
• Analisar e aplicar como funciona a estruturação e o papel das Assessorias de Comunicação do Sistema de Justiça;
• Correlacionar os conceitos relativos à teoria da comunicação e à teoria política tendo como foco o estudo do processo de agendamento do Supremo Tribunal Federal.

Formadora:

Grazielle de Albuquerque Moura Paiva: Doutora em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), jornalista e pesquisadora do Sistema de Justiça, em especial da sua interface com a mídia. Realizou estágio doutoral como visitante do German Institute of Global and Area Studies – GIGA, desenvolvendo pesquisa junto às atividades do Institute of Latin American Studies – ILAS.Pesquisa e trabalha com Sistema de Justiça há mais de uma década e colabora com veículos como Le Monde Diplomatique, El País e Justificando com artigos sobre Comunicação e Direito.

Serviço

Curso – Mídia e Justiça: a Construção do papel Político do Judiciário
Data de Realização – 12 e 13 de setembro de 2019
Local – Sede da Esmec
Horário – 8h às 12h e 14h às 18h
Vagas – 50
Carga-horária – 20h/a
Inscrições – Até o dia 04 de setembro de 2019, por meio do formulário eletrônico disponível no link: https://spes.tjce.jus.br/index.php/621433?lang=pt-BR