O juiz de direito Augusto César de Luna Cordeiro Silva, coordenador do Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca de Maracanaú vai lançar no próximo dia 20, o projeto “Conciliar é Legal”, no fórum daquele município.

Com o lema “Conciliar é a Melhor Solução”, a ideia é possibilitar um número ainda maior de acordos de conciliação entre partes conflitantes, uma vez que o Cejusc de Maracanaú já ocupa o segundo lugar no ranking estadual de realização de audiências de conciliação, segundo o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), com 382 oitivas processuais e 180 acordos firmados, perdendo apenas para a Comarca de Fortaleza.

De acordo com o coordenador do Cejusc de Maracanaú, “o projeto estimula a solução dos conflitos por meio do diálogo e do bom senso entre os envolvidos”. Ele acrescenta que com a ideia, o que se quer é “promover a cultura da conciliação e mediação”.

A iniciativa chama a atenção ainda para o fato de que a conciliação permite maior “rapidez e tranquilidade na conclusão de um processo; mais liberdade nas propostas de acordo, além de uma maior economia nas custas processuais”, entre outras vantagens.

Apoiam o projeto, também, o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) e o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, do Fórum Clóvis Beviláqua (FCB).