O tradicional Almoço de Aniversariantes, promovido pela Associação Cearense de Magistrados (ACM) e pelo Café dos Magistrados do Fórum Clóvis Beviláqua (FCB), teve em setembro a marca da fé na vida e atitude perante os desafios da carreira jurídica.

Conduzido pela juíza Francy Farias (coordenadora do Café dos Magistrados), pelo presidente interino da ACM, Roberto Bulcão, e pelo juiz de direito, José Lopes de Araújo Filho, o evento contou ainda com as bênçãos e palavras de sabedoria do frei Emanuel Maria, da Paróquia Santa Luzia (Meireles). A magistrada dirigiu as primeiras palavras aos presentes e, em particular, aos aniversariantes do mês, enquanto o presidente da associação, que é também diretor de Esportes, apresentou os nomes dos magistrados nascidos em setembro.

Já o juiz José Lopes fez um discurso em que ressaltou o lema do Almoço de Aniversariantes, “Celebrando a Vida”, no qual destacou o uso do gerúndio para o verbo celebrar como tendo sido escolhido por seu sentido de continuidade. Para o magistrado, um aniversário é uma oportunidade de comemorar o seguimento natural do curso da vida. Ele recitou ainda trechos de um poema do escritor português Fernando Pessoa.  “Para ser grande, sê inteiro: nada teu exagera ou exclui. Sê todo em cada coisa”, dizem os versos exaltados pelo magistrado.

Por sua vez, o religioso citou trecho do livro bíblico Provérbios. “Feliz do homem que encontra sabedoria  e do homem que encontrou o conhecimento. Ganhá-los vale bem mais do que a prata e o seu lucro vale mais do que o ouro”, afirma a passagem escolhida pelo frei para homenagear os aniversariantes, contida no capítulo 3 (versículos 13 e 14) da obra.

Ele também lembrou a origem da comemoração de natalícios entre os judeus e que continuou sendo celebrada entre os cristãos, que veem essas datas como “jubileus da vida”.

O frei convidou, por fim, todos os presentes a fazer a Oração do Pai Nosso de mãos dadas, ressaltou que a fé deve vir acompanhada de atitude e abençoou os aniversariantes.

Presenteados

Como também é tradição no Almoço dos Aniversariantes, foi feito o sorteio de um presente masculino e um feminino.

Entre os homens, o ganhador foi o juiz aposentado Túlio Eugênio dos Santos. Já entre as mulheres, a premiada foi a juíza de direito Carla Susiany Alves de Moura. Ela concluiu que “realmente, essa é uma celebração da vida, no hoje e nos dias que virão. Fico muito feliz em poder estar aqui com os colegas comemorando esse novo ano. O ciclo que se findou trouxe aquisição de experiências e o novo traz felicidade, por esse reinício. Espero ter ainda mais experiências e mais oportunidade de convivência com os amigos, magistrados”.

Os outros aniversariantes de setembro que compareceram ao Almoço foram os seguintes magistrados: Francisco das Chagas Gomes, Pedro de Araújo Bezerra, Elizabeth Santos Vale Rodrigues e Francisco Chagas Barreto Alves.