A juíza Valeska Alves Alencar Rolim, titular da 117ª Zona Eleitoral, promoveu, nesta quinta-feira (29), palestra conscientizando estudantes da rede pública de ensino médio sobre a importância do voto. O encontro aconteceu na sala de sessões da sede do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE).

Os adolescentes, na faixa etária de 16 e 17 anos, tiveram a oportunidade de fazer seus respectivos alistamentos eleitorais, já com o recurso da biometria. Eles também foram orientados a serem multiplicadores da necessidade do novo registro eleitoral junto a familiares e amigos que ainda não tenham se cadastrado.

Três escolas foram contempladas com a palestra: São Francisco de Assis, Adalgisa Bonfim Soares e Osires Bonfim, todas de bairros que compõem a 117ª Zona Eleitoral (Parque São José, Parque Santa Rosa, Conjunto Esperança, Parque Presidente Vargas, Canidezinho, Siqueira, Bom Jardim, além de parte do território do Mondubim).

Segundo a magistrada, mais duas palestras para estudantes devem ser realizadas até o fim do ano. “É muito fácil agendar e depois fazer cadastro biométrico. O agendamento eletrônico pode ser feito no site: http://www.tre-ce.jus.br/eleitor/agendamento-biometria. O eleitor pode ainda ligar para 148, de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h. Outra opção é comparecer a uma das 15 unidades de atendimento físico, no caso de Fortaleza, munido de documento de identidade e comprovante de endereço”, explicou a juíza Valeska Alves Alencar Rolim.

Eleitor do Futuro

A ideia de falar sobre eleições e voto consciente para o público de 12 a 17 anos está inserida dentro do Programa Eleitor do Futuro, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), idealizado pelo ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira quando corregedor do tribunal.

No Ceará, o projeto começou a ser implementado em 2003, por meio da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). Quatro anos depois, foi publicada a Resolução TRE-CE n.º 316, de 16 de março de 2007, dando status de programa à iniciativa e tendo como foco escolas públicas da rede de ensino fundamental e médio no Estado.

Em linhas gerais, o Programa Eleitor do Futuro visa promover ações voltadas para o processo de educação política dos jovens, tendo como foco o esclarecimento acerca da importância, do voto livre para o fortalecimento das instituições democráticas em nosso País.