A Coordenadoria de Educação Corporativa do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) entregou na última sexta-feira (7), certificados de conclusão do Curso de Noções Básicas de Idioma, Cultura e Direito da França a trinta alunos. A turma era composta por desembargadores, juízes e servidores da Corte.

A cerimônia ocorreu no auditório Dom Aloísio Lorscheider, no Palácio da Justiça, bairro Cambeba, em Fortaleza, com direito à apresentação do Coral do TJCE e execução do Hino do Poder Judiciário e dois clássicos da Música Popular Brasileira dos séculos XX e XXI: “Carinhoso”, de Pixinguinha; e “Velha Infância”, dos Tribalistas, respectivamente.

A capacitação ocorreu entre os dias 23 de fevereiro e 30 de novembro e as aulas foram ministradas pela juíza filiada à Associação Cearense de Magistrados (ACM), Teresa Germana Lopes de Azevedo. Ela é pós-graduada em Direito Civil pela Université Panthéon-Assas Paris II.

Conforme a magistrada, “todos os alunos mostraram interesse e participação. Foi uma honra, para mim, ministrar as aulas. Agradeço demais a oportunidade e acredito que iremos dar continuidade ano que vem”.

Paris em sala de aula
A oportunidade de conhecer não só o idioma, como também aspectos culturais e até jurídicos do país europeu em sala de aula levou, além de aprendizado, “alegria” aos alunos, nas palavras da oradora da turma, Karine Wanessa. Ela é jornalista e assessora de comunicação do TJCE.

“Era uma alegria chegar às sextas-feiras e viajar com a mente para esse país fantástico antes de começar o expediente de trabalho. De forma leve e didática, a juíza Teresa Germana nos fez estudar e aprender com prazer, trazendo um pouco da França para dentro do Tribunal de Justiça”, disse.