A gestão do juiz Antônio Alves de Araújo à frente da Associação Cearense de Magistrados (ACM) está imortalizada na galeria de ex-presidentes da entidade. O magistrado presidiu a associação no triênio 2014 – 2016 e foi homenageado na tarde desta sexta-feira, 9 de novembro, durante a solenidade de aposição da sua foto, na sede da ACM.

O presidente da ACM, Ricardo Alexandre Costa abriu a solenidade destacando que a galeria demonstra a grandiosidade da história da ACM e a importância do movimento associativo, por meio também, da continuidade de trabalhos já iniciados. Ricardo finalizou reconhecendo o trabalho realizado por Araújo. “Obrigado pelo tempo que você dedicou a nós, pelo seu esforço e pelo amor que você sempre teve a associação”, agradeceu.

Araújo rememorou a sua trajetória de vida. Falou sobre a sua relação com o associativismo, antes mesmo de gerir a entidade, e sobre a sua atuação na gestão. O magistrado revelou que o seu grande sonho era se tornar presidente da ACM. “Para mim, é uma satisfação enorme receber essa homenagem”, afirmou lembrando que “o juiz é o garantidor das liberdades democráticas, do estado democrático de direito, por isso que não se pode ter um Poder Judiciário manietado e partidarizado”.

Na ocasião, Araújo também foi homenageado pelo advogado Reginaldo Vasconcelos, seu amigo de infância, que registrou a amizade dos dois e reiterou o bom caráter do ex-presidente da ACM.

Trabalho
O que mais marcou a gestão de Araújo foi a busca de meios efetivos junto ao Poder Legislativo para viabilizar grandes bandeiras da categoria, como eleições diretas no Poder Judiciário e melhorias no orçamento do Judiciário cearense. Nos três anos de trabalho, também sobressaem outras atividades de valorização do juiz, como o V Encontro da Magistratura Cearense, promovido no final de 2016, em parceria com a Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (ESMEC). Destaque, ainda, para campanhas da ACM – “O juiz é por você, cidadão” e “Movimento pela Democratização e Transparência do Judiciário”.

Presenças
O evento foi prestigiado por diversos magistrados estaduais, entre eles os ex-presidentes da ACM: Ademar Bezerra, Marcelo Roseno e Ricardo Barreto; e os diretores da associação: juiz José Maria Sales (vice-presidente), Joriza Pinheiro (diretora de comunicação social), Roberto Bulcão (diretor de esportes), Lirete Spínola (pensionistas) e Ana Cristina Esmeraldo (1ª secretária).

Perfil
Antônio Alves de Araújo é natural de Jaguaribe (CE), nasceu em 13 de junho de 1954. É casado e pai de dois filhos. Na infância, estudava e ajudava o pai, agricultor, na lavoura. Começou a morar em Fortaleza em 1973, para cursar o Ensino Médio. Em paralelo, custeava as despesas trabalhando como almoxarife. Aprovado no vestibular para o curso de Direito na Universidade Federal do Ceará (UFC), em 1976, também conciliou os estudos com o trabalho. Foi professor de Geografia e de História do Brasil, bem como datilógrafo.

Após a formatura, prestou concurso para delegado da Polícia Civil e exerceu a função durante 12 anos (1981 a 1993), em Itapipoca, Paracuru e Fortaleza. Em seguida, passou em um concurso para Juiz de Direito. Desde o ingresso na magistratura, em 1993, passou pelas comarcas de Aiuaba, Icó, Várzea Alegre, Quixeramobim e Fortaleza. Na capital, foi titular da 24ª Vara Cível e da 11ª Vara de Família. Licenciou-se em 2012, ao assumir a Vice-presidência da Associação Cearense de Magistrados (ACM). Presidiu a ACM no triênio 2014 – 2016. Hoje, atua na 1ª Turma Cível e Criminal das Turmas Recursais. Tem Especialização em Processo Civil e em Processo Penal.