Nesta quinta-feira, 7 de junho, o presidente da Associação Cearense de Magistrados (ACM), Ricardo Alexandre Costa, integrou a mesa de debates do Fórum 4, do Seminário Internacional sobre Segurança Pública, que está sendo realizado pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (ALCE). “Um debate aberto e transparente. Com a participação de todos em ambientes como esse, e com o apuramento de todas as instituições, a democracia será fortalecida”, avaliou o magistrado.

Ricardo falou sobre a importância das Instituições que formam o Sistema de Justiça e a necessidade de pleno funcionamento de cada uma. “Ao Judiciário cabe a guarda da Constituição e a aplicação das leis, no caso concreto. Mas para que essa lei seja aplicada da maneira correta, é necessário que as instituições essenciais à Justiça possam funcionar”, afirmou.

O magistrado debateu o tema com a presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (ADPEC), Ana Carolina Gondim, o presidente da Associação Cearense do Ministério Público (ACMP), Lucas Azevedo, e o vice-presidente da Associação Cearense dos Parentes e Amigos das Vítimas de Violência (APAVV), Laércio Noronha. A presidente do Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce) moderou o diálogo.