Com o tema “A politização do Judiciário ou a judicialização da política?”, o XXIII Congresso Brasileiro de Magistrados terá em sua programação 12 painéis e duas palestras e, contará ainda, com uma Conferencia de Encerramento e a Assembleia Geral, prevista no artigo 10 do Estatuto da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). O evento será realizado no período de 24 a 26 de maio, em Maceió – AL

Em uma das palestras será abordada a “Visão do Momento Econômico” e, na outra, o foco será “A Magistratura e a Sociedade”. Já os painéis tratarão sobre diversos assuntos, todos diretamente ligados ao tema central do evento e ao exercício da magistratura. Confira:

I Painel – Segurança Institucional e Pública
II Painel – Primazia do Direito e Sobrecarga do Judiciário
III Painel – Direito e Psicanálise
IV Painel – A Mídia e o Judiciário
V Painel – Legislativo e Judiciário: Judicialização da Política
VI Painel – Executivo e Judiciário: Politização da Justiça?
VII Painel – A Informatização e a Celeridade
VIII Painel – As Políticas de Inclusão e o Judiciário
IX Painel – Questões Atuais do Associativismo
X Painel – Prerrogativas e Direitos da Magistratura
XI Painel – A Justiça Eleitoral – Divergências e Convergências
XII Painel – Repartição das Competências e Diálogo Institucional

Participações confirmadas
Os assuntos serão debatidos por renomados profissionais do Direito, do Poder Judiciário e da sociedade civil. Entre eles, já confirmaram presença os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, Dias Toffoli, Luís Roberto Barroso, Marco Aurélio Mello e Ricardo Lewandowski; os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Herman Benjamin, Humberto Eustáquio Soares Martins, João Otávio de Noronha e Luis Felipe Salomão; a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, entre outros.

Veja a programação completa clicando aqui.

Sorteio
A Associação Cearense de Magistrados (ACM) sorteará 20 (vinte) inscrições para os seus associados participarem do evento. Acesse e saiba como participar do sorteio.