A visita foi idealizada para recompensar os alunos com bom desempenho escolar

Judiciário e órgãos de segurança local realizaram apresentações com o objetivo de fortalecer a cidadania

O Dia da Justiça, comemorado no dia 8 de dezembro, contou com um momento especial para alunos da rede municipal de Camocim. Um grupo de estudantes da cidade realizou uma visita ao Fórum do município. Os alunos foram recebidos pelo juiz Washington Frota, que os acompanhou pelas dependências do prédio. Além dele, representantes da Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil e Bombeiros realizaram palestras e apresentaram as viaturas das corporações aos alunos.

O juiz Washington Frota avalia que a visitação foi positiva para tratar o tema do Dia da Justiça. “Conversamos com a Secretaria de Educação que fossem selecionados os alunos com bom desempenho escolar, como forma de recompensá-los e para difundir de forma mais qualitativa as informações que pretendíamos que era o papel, a importância e os desafios do Judiciário”, afirma.

A gestora da Escola de Tempo Integral de Coronel Liborio, Luzirene Vituriano, disse estar orgulhosa em realizar a visitação. “Esta é uma oportunidade de os alunos conheceram na prática um local de pleno exercício da cidadania, em que os meninos podem perceber como eles poderão atuar como cidadãos a partir desse momento. A escola se sente feliz em poder mostrar como se comportar na sociedade, como cobrar pelos seus direitos e como participar dessa sociedade que precisa tanto da atuação da comunidade”. Luzirene conta ainda que os alunos do sexto ao nono ano assistem uma disciplina de Formação para a Cidadania.

O objetivo da atividade foi o fortalecimento da cidadania

Da mesma escola, o aluno João Ciro diz que achou a visita curiosa. “Ainda não tinha participado de uma visita como essa, dentro de um fórum. Achei bem legal conhecer coisas que eu não conhecia antes. Foi bem interessante”, relata. Já o aluno Renan Nascimento gostou de poder conhecer mais sobre o judiciário e os órgãos de segurança: “Foi gratificante poder tirar dúvidas sobre o trabalho que os juízes, policiais e agentes de trânsito exercem. Isso talvez possa despertar o interesse dos alunos para essas profissões. Imagino que seja uma responsabilidade tremenda, né? De tomar decisões para julgar, prender. Isso despertou também meu interesse pra essa atividade”, afirma.

O estudante Ronaldo Feitosa diz que foi interessante saber onde a Justiça da sua cidade trabalha. “Foi importante conhecer mais do Poder Judiciário, naquilo que eles buscam fazer em benefício do povo e como isso é feito, com suas experiências, motivações e o que eles passam no dia a dia”, conta.