Em solenidade que será conduzida pelo desembargador Heráclito Vieira de Sousa Neto, Diretor da Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), serão comemorados nesta sexta-feira (01/12), a partir das 17 horas, no auditório da Instituição, os 20 anos de criação da Revista Themis, periódico científico da Esmec.

Para marcar a data, será lançado o volume 15.2 (referente ao segundo semestre de 2017), com selo comemorativo dos 20 anos. A Revista será distribuída aos autores e pareceristas que participaram desta edição.

Para o evento estão sendo convidados magistrados, servidores da Justiça estadual, professores e alunos da Esmec, autores, pareceristas e membros do Conselho Editorial da Themis. Além do lançamento e de discursos, haverá apresentação musical durante a solenidade.

Latindex e Qualis
A Themis foi lançada no final de 1997, quando eram Diretor da Esmec o desembargador Fernando Luiz Ximenes Rocha e Coordenador Geral o então juiz de direito Francisco de Assis Filgueira Mendes. Nestes 20 anos, a Revista teve 24 edições, sendo 18 semestrais e 6 anuais (período 2011-2016).

O periódico está desde 2012 indexado internacionalmente na plataforma Latindex, que é um sistema de informação sobre as revistas de investigação científica, técnico-profissional e de divulgação científica e cultural editadas nos países da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal.

Em junho desse ano, a Esmec foi informada que a publicação obteve o selo Qualis, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC). A Themis foi classificada nas categorias B4 (referente à área de Administração Pública) e B5 (área do Direito). Essa classificação refere-se à versão eletrônica do periódico (http://revistathemis.tjce.jus.br), que está disponível na internet desde julho do ano passado.

Duas importantes iniciativas da atual administração da Esmec foram tomadas em relação à Themis, este ano: a volta da periodicidade semestral e a renovação de seu Conselho Editorial. Além disso, há uma preocupação constante em adequar a Revista às normas da Capes, sobretudo no que tange à exogenia dos artigos e de pareceristas, para que a classificação no Qualis seja sempre crescente.

Mais Informações:
Telefone: (85) 3218.6188 / 6169 / E-mail: [email protected].

Fonte: ESMEC