ESMEC

Solenidade nesta sexta-feira marca comemorações dos 20 anos da Revista Themis

28 de novembro de 2017 Visualizada 42 vez(es).

Em solenidade que será conduzida pelo desembargador Heráclito Vieira de Sousa Neto, Diretor da Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), serão comemorados nesta sexta-feira (01/12), a partir das 17 horas, no auditório da Instituição, os 20 anos de criação da Revista Themis, periódico científico da Esmec.

Para marcar a data, será lançado o volume 15.2 (referente ao segundo semestre de 2017), com selo comemorativo dos 20 anos. A Revista será distribuída aos autores e pareceristas que participaram desta edição.

Para o evento estão sendo convidados magistrados, servidores da Justiça estadual, professores e alunos da Esmec, autores, pareceristas e membros do Conselho Editorial da Themis. Além do lançamento e de discursos, haverá apresentação musical durante a solenidade.

Latindex e Qualis
A Themis foi lançada no final de 1997, quando eram Diretor da Esmec o desembargador Fernando Luiz Ximenes Rocha e Coordenador Geral o então juiz de direito Francisco de Assis Filgueira Mendes. Nestes 20 anos, a Revista teve 24 edições, sendo 18 semestrais e 6 anuais (período 2011-2016).

O periódico está desde 2012 indexado internacionalmente na plataforma Latindex, que é um sistema de informação sobre as revistas de investigação científica, técnico-profissional e de divulgação científica e cultural editadas nos países da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal.

Em junho desse ano, a Esmec foi informada que a publicação obteve o selo Qualis, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC). A Themis foi classificada nas categorias B4 (referente à área de Administração Pública) e B5 (área do Direito). Essa classificação refere-se à versão eletrônica do periódico (http://revistathemis.tjce.jus.br), que está disponível na internet desde julho do ano passado.

Duas importantes iniciativas da atual administração da Esmec foram tomadas em relação à Themis, este ano: a volta da periodicidade semestral e a renovação de seu Conselho Editorial. Além disso, há uma preocupação constante em adequar a Revista às normas da Capes, sobretudo no que tange à exogenia dos artigos e de pareceristas, para que a classificação no Qualis seja sempre crescente.

Mais Informações:
Telefone: (85) 3218.6188 / 6169 / E-mail: revista.themis@tjce.jus.

Fonte: ESMEC

Associação Cearense de Magistrados
Av. Santos Dumont, 2626 - Ed. Plaza Tower - Aldeota
Salas 1307 a 1311 - Cep: 60150-161
Tel/Fax: (85) 3264-8288
acmag@acmag.org.br