A ACM apoia a iniciativa

Objetivando combater o abuso sexual de mulheres, o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) lançou campanha nesta quarta-feira, 29 de novembro, no Plenário Conselheiro Bernardo Machado da Costa Dória. A iniciativa conta com o apoio da Associação Cearense de Magistrados (ACM) e de diversas instituições.

O evento foi aberto pelo presidente do TJCE, desembargador Gladyson Pontes. O magistrado destacou que a iniciativa é pioneira no Ceará. “Não é uma novidade o abuso sexual que as mulheres vêm sofrendo nos transportes coletivos, aliás, em qualquer espaço público quando se tem aglomeração, a gente sabe que isso acontece. É um problema social e cultural, por isso fomos buscar todos esses parceiros, todos eles são importantes”, afirmou.

O presidente da ACM, Ricardo Alexandre Costa, prestigiou o lançamento e destacou que esse é um tema de extrema relevância social. “Essa é uma belíssima iniciativa do TJCE, pois propiciará um diálogo com a sociedade, tornando-se um incentivo para a denúncia, para que esse tipo de crime seja punido. Combatendo esses delitos, garantiremos às mulheres mais tranquilidade e dignidade”, ressaltou.

Durante o evento foram apresentados os cartazes e panfletos que serão veiculados nas ações da campanha

O principal enfoque da ação é coibir o assédio no transporte coletivo. As atividades tiveram início nesta quarta-feira, contudo não há previsão para término, pois o intuito é torná-la permanente, expandido-a para outros segmentos da sociedade.

A campanha será divulgada nos ambientes internos, eventos, sites, programas de TV e rádio, jornais, outdoors fixados em vias de grande circulação e redes sociais das instituições parceiras. No Ceará, a ação integra a campanha mundial “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher”, realizada anualmente no período de 20 de novembro a 10 de dezembro.