Juízes que atuam nas regiões sul e centro-sul do Ceará participaram de reunião promovida pela Associação Cearense de Magistrados (ACM) na quinta-feira, 14 de setembro, em Juazeiro do Norte (CE). A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) marcou presença com o presidente, Jayme de Oliveira, e o coordenador da Justiça Estadual, Frederico Mendes Júnior.

Juízes do Cariri integrados à pauta associativa

O encontro insere-se no objetivo da ACM de potencializar o diálogo associativo com todos os filiados, incluindo a interiorização como meio de superar a distância geográfica. Na reunião, foram tratados o contexto atual da magistratura, os esforços empreendidos pelas associações, permuta entre juízes estaduais, capacitação de magistrados, orçamento do Poder Judiciário do Ceará, eleições diretas para os Tribunais de Justiça e o andamento de outros pleitos regionais e nacionais.

Colocando em paralelo os cenários local e nacional da magistratura, o presidente da ACM, Ricardo Alexandre Costa, destacou a relevância da aglutinação da categoria. “Esse é o momento do associativismo. O judiciário tem desempenhado um ótimo protagonismo. Nós garantimos o direito do cidadão, combatemos o abuso de autoridade, a corrupção e trabalhamos no que se denomina ‘judicialização da política’. Precisamos de uma magistratura forte e isso só é possível com união. Estamos trabalhando diuturnamente no Ceará e em Brasília, sempre em busca do nosso fortalecimento”, disse.

A atuação da entidade em benefício dos filiados da região foi enfatizada pelo diretor de assuntos educacionais e culturais da ACM, Renato Esmeraldo. “Estamos no Cariri para apoiar, para dar suporte e para chegar junto”, destacou.

Encontro ocorreu em Juazeiro do Norte (CE)

Demonstrando uma visão integrada, o presidente da AMB, Jayme de Oliveira, valorizou o encontro. “Esta reunião está na linha da nossa política de interiorização e dessa presença efetiva junto aos colegas, tanto para conhecer a realidade da região do Cariri como também para ouvir as sugestões, as críticas e transmitir aos colegas aquilo que está sendo feito em Brasília”, afirmou.

Também participaram da incursão no interior do Ceará: pela ACM, a 1ª secretária, Ana Cristina Esmeraldo, a diretora de comunicação social, Joriza Pinheiro, os integrantes da coordenadoria da entidade no Cariri, Alexsandra Lacerda, Matheus Pereira e Raimundo Ramonilson Carneiro; pela Associação dos Magistrados Piauienses (AMAPI), o presidente, Thiago Brandão, e o ex-presidente, Leonardo Trigueiro.

Depoimentos
“A reunião foi de grande importância, pois devido à distância não podemos estar sempre em Fortaleza, acompanhando as atividades associativas. Ações dessa natureza reforçam o espírito coletivo da magistratura e desconstroem a ideia de juiz isolado, colaborando para uma carreira mais una e forte”.
Carliete Roque, juíza

“Muito boa. É interessante porque nós conhecemos o movimento da ACM e da AMB, os meandros, como acontecem as atividades associativas e as estratégias desenvolvidas para resolver diferentes demandas. Gostei muito de conhecer as intervenções que as duas entidades fazem em prol da defesa das nossas prerrogativas”.
José Batista de Andrade, juiz

“A reunião foi excelente. É uma atividade transparente de prestação de contas. É muito bom expor ao magistrado o trabalho que as duas associações estão desempenhando. Isso demonstra o respeito, o compromisso e a preocupação com os associados em esfera local e nacional. A gestão da ACM está se mostrando extremamente competente e muito feliz em facilitar esse canal de comunicação entre os associados. Nós, da região, nos sentimos extremamente valorizados e agradecemos demais essa atenção e esse carinho que a ACM está demonstrando”.
Matheus Pereira Júnior, juiz

Lideranças da ACM e da AMB apresentaram atividades e estratégias desenvolvidas visando pleitos e dialogaram com colegas do Cariri