Representantes da Associação Cearense de Magistrados (ACM) compareceram à cerimônia de posse da nova diretoria do Fórum Clóvis Beviláqua (FCB), realizada nesta quarta-feira, 1° de fevereiro, no 1° Salão do Júri, no FCB. Na ocasião, assumiram os cargos de diretor e vice, respectivamente, o juiz José Ricardo Vidal Patrocínio, e a juíza Ijosiana Cavalcante Serpa. O mandato é de dois anos, compreendendo o período de janeiro de 2017 a janeiro de 2019.

IMG_7971

Assumiram os cargos de diretor e vice, respectivamente, o juiz José Ricardo Vidal Patrocínio, e a juíza Ijosiana Cavalcante Serpa

Em seu discurso de posse, o juiz José Ricardo Vidal Patrocínio expôs a equidade da força de trabalho entre o 1° e o 2° grau como objetivo principal da sua gestão. “Veremos, ao longo do próximo biênio, que a atual administração da Justiça cearense terá sua atenção verdadeiramente voltada ao primeiro grau de jurisdição, haja vista o necessário remanejamento da força de trabalho do segundo grau para o primeiro, o que implica em equilíbrio”, disse.

A juíza Ijosiana Serpa afirmou que a nova diretoria pretende dar continuidade a projetos que já estão em execução. “Nós pretendemos dar continuidade a alguns projetos que já estão em andamento, como a finalização das implantações das Secretarias Únicas das Varas. Também definiremos novos, que serão apreciados e exercidos nesse novo biênio”, afirmou.

O presidente da ACM, juiz Ricardo Alexandre Costa afirmou que “o diretor do FCB tem um dos maiores desafios da gestão do Poder Judiciário do Ceará, que é fazer funcionar uma estrutura com déficit de pessoal, carência de equipamentos e infraestrutura deficiente. A minha expectativa é que ele consiga equilibrar as forças de pessoal. O que deve ter início com o novo projeto que virá com a reforma administrativa”. O magistrado completou falando sobre a expectativa de um relacionamento transparente e diálogo aberto entre a diretoria do Fórum e a ACM.

“Procurei exercer uma liderança democrática, transparente e compartilhada. Sempre com objetivo de oferecer uma melhor prestação jurisdicional a todos aqueles que procuram o Judiciário, clamando por justiça”, afirmou, ao transmitir o cargo, o agora ex-diretor do FCB, juiz José Maria Sales.

O evento foi conduzido pelo desembargador Francisco Gladyson Pontes, presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE). Os magistrados foram designados pelo novo presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Gladyson Pontes. A nomeação foi publicada no Diário da Justiça do dia 31 de janeiro.

Coordenadores
Coordenadoria de Cumprimento de Mandados (Coman) – juiz Francisco Mauro Ferreira Liberato.
Varas da Fazenda Pública, Execuções Fiscais, Recuperação de Empresas e Falências – juiz Francisco Eduardo Torquato Scorsafava
Varas Cíveis – juiz Demétrio Saker Neto
Varas Criminais, Delitos de Tráfico de Drogas, Execução Penal, Juízo Militar, Júri e Trânsito – juíza Jacinta Inamar Franco Mota
Varas da Infância e Juventude – juiz Manuel Clístenes de Façanha e Gonçalves
Varas de Família e Sucessões – juiz José Mauro Lima Feitosa
Ouvidoria do Fórum – juíza Sílvia Soares de Sá Nóbrega
Grupo de Auxílio para Redução de Congestionamento de Processos Judiciais (descongestionamento) – juiz Francisco Eduardo Torquato Scorsafava

José Ricardo Vidal também será o coordenador de distribuição. Já Ijosiana Serpa coordenará os Juizados Especiais Cíveis e Criminais e o Juizado da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher.

PERFIL
José Ricardo Vidal Patrocínio nasceu em Sobral. Aprovado em concurso para o cargo de juiz substituto, assumiu suas funções em 1993. É especialista em Direito Constitucional e já exerceu o cargo de diretor do Fórum em várias outras oportunidades. Também atuou como coordenador dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais de Fortaleza e foi juiz auxiliar da Presidência do TJCE durante o biênio de 2011-2013.

Ijosiana Cavalcante Serpa é natural de Fortaleza. Ingressou na magistratura em janeiro de 1998. Foi promovida para Fortaleza em 2011, onde exerce a titularidade da 24a Unidade do JECC. É coordenadora dos Juizados Especiais da Capital desde 2013, membro da Coordenação Estadual dos Juizados Especiais desde 2013, gestora do Pje e membro do Comitê Gestor do Pje no estado desde 2014, membro da Coordenação do Juizado do Torcedor e dos Grandes eventos desde 2014, membro da magistratura na COINT-Comissão Interinstitucional Permanente para o Processo Eletrônico na Justiça do Estado do Ceará desde 2016. Participou do Grupo de Descongestionamento nos anos de 2011/2012. Atuou como Presidente e Membro da 1a Turma Recursal (2012-2014). Exerceu a judicatura eleitoral entre 1997-2009. Detentora do curso de Aperfeiçoamento de Magistrado pela UFC. Especialista em Processo Penal (UFC), Processo Civil (UFC) e Administração Judiciária (ESMEC). Exerceu o magistério no curso de Direito (2006-2010) na Faculdade Católica Rainha do Sertão e leciona na FANOR-Faculdades Nordeste, no curso de Direito, desde 2012. Ex-Procuradora Federal.

Também compuseraram a mesa: o corregedor geral de justiça, desembargador Francisco Darival Beserra; a defensora pública geral do estado do Ceará, Mariana Lôbo; a vice-presidente da OAB-CE, Roberta Vasques, representando o presidente, Marcelo Mota e a vice-procuradora geral de Justiça do estado do Ceará, Vanja Fontenele, representando o procurador geral do estado do Ceará, Plácido Barroso.

Com informações do TJCE