martelojustiçacnjA 39ª Vara Cível da Comarca de Fortaleza já vivencia resultados de uma iniciativa inovadora de atendimento ao público – as parte e advogados que buscam informações sobre os processos. Por iniciativa do juiz Zanilton Batista de Medeiros, em 2015, as solicitações feitas in loco à Vara começaram a ser registradas em planilha (com data, pedido e providências tomadas). Desde então, houve acréscimo de 33% nos atendimentos, passando de 692 em 2015 para 921 em 2016.

A prática permite o acompanhamento das solicitações, em adição ao acompanhamento processual proporcionado pelo sistema informatizado. Visa dar atenção a quem chega ao balcão, dar celeridade aos processos e ajuda a atender prioridades, como casos antigos e relacionados a idosos, entre outros.

“Mostrar ao jurisdicionado que aquele pedido tem encaminhamento, que a gente está tomando providências”, afirma o juiz sobre o intuito da iniciativa, já convertido em números positivos.

Para Zanilton, esse procedimento acaba sendo uma colaboração da comunidade e também uma espécie de ouvidoria da Vara, que aponta o que precisa ser aprimorado, em paralelo à elevada demanda processual. “É uma forma de demonstrar o quanto a gente trabalha e que, apesar disso, ainda tem a melhorar”, avalia.

Números via site do TJCE

Imagem via