IMG_7888

A solenidade de posse dos novos gestores do TJCE foi realizada no Plenário Conselheiro Bernardo da Costa Dória, no Palácio da Justiça

O presidente da Associação Cearense de Magistrados (ACM), Ricardo Alexandre Costa, participou da solenidade de posse dos novos gestores do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), realizada na terça-feira, 31 de janeiro, no Palácio da Justiça. Na ocasião, o desembargador Francisco Gladyson Pontes assumiu o cargo de presidente do TJCE. Na mesma sessão, os desembargadores Washington Luis Bezerra de Araújo e Francisco Darival Beserra Primo foram empossados como vice-presidente e corregedor-geral da Justiça, respectivamente.

Em seu pronunciamento de posse, o desembargador Gladyson Pontes traçou como meta enfatizar o 1° grau e a priorização na destinação dos recursos. “Buscarei, empreender e implementar ações que visem à profissionalização e modernidade da administração do Poder Judiciário cearense, com ênfase no primeiro grau de jurisdição e prioridade na utilização dos recursos, desenvolvendo melhoria dos processos internos e cuidado na gestão de pessoas”, disse.

“Esperamos a manutenção de um diálogo respeitoso entre a ACM e a administração do TJCE e que, nos projetos que impactam na magistratura, nos seja garantida uma análise prévia, para que possamos usar a experiência da magistratura para contribuir com o Poder Judiciário”, anseia o presidente da ACM, Ricardo Alexandre Costa.

Para Ricardo Alexandre, a previsão da reforma administrativa, anunciada pela atual gestão do TJCE, que visa, entre outras medidas, a criação do cargo de assessor de juiz, pleito que tem sido tópico prioritário da ACM nas propostas orçamentárias enviadas ao TJCE nos últimos anos, significa um avanço para o Poder Judiciário e para a sociedade. “A medida impactará no aumento da produtividade, pois à proporção que o juiz passa a ter um auxiliar direto para trabalhar na atividade fim – despachos, sentenças e decisões – os processos tramitarão mais rápido. Nós estimamos um aumento na produtividade de 25% a 30%”, avalia.

Todos terão mandato de dois anos, compreendendo o período de janeiro de 2017 a janeiro de 2019. A solenidade foi conduzida pela desembargadora Iracema Vale.

IMG_7899

O desembargador Francisco Gladyson Pontes assumiu o cargo de presidente do TJCE

Perfis
FRANCISCO GLADYSON PONTES – É integrante da 3ª Câmara de Direito Público do TJCE e supervisor do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (desde fevereiro de 2015). Natural de Jaguaruana, distante 173 km de Fortaleza, é bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui MBA em Finanças Corporativas e é pós-graduação em Processo Civil. É desembargador do Tribunal desde 10 de janeiro de 2011, ingressando pelo quinto constitucional, em vaga destinada aos advogados.

 

O desembargador Washington Luis Bezerra de Araújo é o vice-presidente do TJCE

O desembargador Washington Luis Bezerra de Araújo é o vice-presidente do TJCE

WASHINGTON LUIS BEZERRA DE ARAÚJO – Assumiu o cargo de desembargador, pelo critério de merecimento, em 18 de fevereiro de 2011. É integrante da 3ª Câmara de Direito Público. Nasceu em Campo Maior (PI). Possui graduação em Direito pela UFC, especialização em Direito Processual Eleitoral e Direito Eleitoral e mestrado em Direito Constitucional. Ingressou na magistratura em março de 1992. Assumiu a função na Comarca de Beberibe. Também foi juiz em Aracati, Sobral e permaneceu titular da 1ª Vara da Fazenda Pública de Fortaleza por 15 anos.

 

Francisco Darival Beserra Primo é o novo corregedor-geral da Justiça

Francisco Darival Beserra Primo é o novo corregedor-geral da Justiça

FRANCISCO DARIVAL BESERRA PRIMO – Preside a 3ª Câmara Criminal. Natural do Município de Farias Brito, distante 481 km de Fortaleza, é bacharel em Direito pela UFC. Começou na judicatura em janeiro de 1981. Atuou nas Comarcas de Caririaçu, Mauriti e Juazeiro do Norte, além da 1ª Vara do Juri e da 5ª Vara da Infância e Juventude de Fortaleza. Exerceu ainda as funções de vice-diretor do Fórum Clóvis Beviláqua e de juiz auxiliar da Presidência do TJCE e da Corregedoria-Geral de Justiça, entre outras. Ingressou no Tribunal, pelo critério de antiguidade, em 18 de fevereiro de 2011.

Além do presidente da ACM, compuseram a mesa: o governador do Estado do Ceará, Camilo Santana; a vice-governadora, Izolda Cela; o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, Zezinho Albuquerque; o ministro do STJ, Raul Araújo Filho; o prefeito municipal de Fortaleza, Roberto Cláudio; o comandante da 10ª Região Militar, general de divisão Estevão de Oliveira; o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão e vice-presidente dos Conselhos dos Tribunais de Justiça, desembargador Cleones Carvalho Cunha, representando o presidente do Conselho, desembargador Pedro Bitencourt; o vice-presidente do TRF5, desembargador federal, Roberto Machado, representando o presidente, desembargador federal Rogério de Menezes; a presidente do TRT7, desembargadora Maria José Girão; o procurador geral de justiça, Plácido Barroso Rios; o presidente da OAB-CE, Marcelo Mota; a defensora pública geral, Mariana Lôbo.

Com informações do TJCE.