ACM_posse_2014-2016_destaque18 magistrados assumirão a diretoria da Associação Cearense de Magistrados (ACM) em solenidade de posse que será realizada no dia 27 de janeiro (sexta-feira), às 18h30, no Viriato Buffet. O novo presidente será o juiz Ricardo Alexandre da Silva Costa, eleito em novembro. O grupo vai conduzir a associação no triênio 2017-2019.

Ricardo Alexandre chega à presidência após atuar como diretor da ACM na gestão que se encerra. Ele vai suceder o juiz Antônio Alves de Araújo, que comandou a entidade de 2014 a 2016.

O próximo gestor expõe planos. “Buscaremos estrutura de trabalho adequada para os magistrados prestarem uma jurisdição satisfatória à sociedade cearense; eleição direta dos administradores dos tribunais, democratizando a todos os juízes o poder de voto -hoje dos desembargadores; segurança adequada nos fóruns; e, pautados no diálogo, contribuiremos nas questões ligadas à magistratura”, afirma Ricardo Alexandre.

Prestes a transmitir o cargo, Araújo destaca realizações do mandato dele. “Atuamos em conquistas como o preenchimento, em 2016, de mais de 70 cargos de juízes de Direito do Ceará que estavam vagos; avançamos na pauta legislativa em âmbito estadual (orçamento do Judiciário, depósitos judiciais) e federal (PEC das eleições diretas no Poder Judiciário); bem como ampliamos a interlocução com a sociedade, por meio da campanha ‘O juiz é por você, cidadão’”, ressaltou, desejando êxito ao sucessor.

A nova diretoria ingressa no contexto atual em que a ACM possui 58 anos de história e conta com 665 associados, cuja maioria é formada por 442 magistrados estaduais em exercício.

Quem é Ricardo Alexandre da Silva Costa
foto_ricardo_alexandre_okJuiz titular da 7ª Vara Criminal de Fortaleza. Graduado em Direito pela Universidade Vale do Acaraú (UVA), em Sobral, com especialização em Direito Processual Civil pela Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (ESMEC/UVA). Em 1996, ingressou como servidor concursado do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE). Iniciou a carreira na magistratura em 2006, quando tomou posse na Comarca de Amontada e na Comarca Vinculada de Miraíma. Em seguida, atuou nas Comarcas de Chaval, Jucás, Cedro e Juizado Especial de Iguatu. Em 2015, foi promovido para Fortaleza, onde assumiu a 7ª Vara Criminal. Durante o ano de 2016, foi juiz membro da 4ª Turma Recursal dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais de Fortaleza. Coordenou o Polo de Aprendizagem da ESMEC na Comarca de Iguatu de 2015 a 2016 e foi diretor de assuntos educacionais e culturais da ACM na gestão 2014-2016.

442 magistrados associados
A ACM foi fundada em 20 de dezembro de 1958 e congrega 665 associados. A maioria é composta por magistrados estaduais em exercício: 442 profissionais, sendo 401 juízes de 1º grau e 41 juízes de 2º grau (desembargadores). A ACM representa os magistrados do Ceará, principalmente os juízes de Direito (ou juízes estaduais) e zela para que os serviços de justiça sejam mais acessíveis e eficazes à sociedade, garantindo os direitos individuais e coletivos.

Diretoria ACM 2017-2019
>> Conselho executivo
Presidente: juiz Ricardo Alexandre da Silva Costa
Vice-presidente: juiz José Maria dos Santos Sales
Diretora de comunicação social: juíza Joriza Magalhães Pinheiro
Diretor administrativo: juiz José Mauro Lima Feitosa
Diretor de assuntos educacionais e culturais: juiz Renato Esmeraldo Paes
Diretora de patrimônio e finanças: juíza Larissa Braga Costa de Oliveira
Diretor de aposentados: desembargador aposentado Ademar Mendes Bezerra
Diretora de pensionistas: pensionista Maria Lirete Freitas Spínola
Diretor de esportes: juiz Roberto Soares Bulcão Coutinho
1ª secretária: juíza Ana Cristina de Pontes Lima Esmeraldo
2º secretário: desembargador Raimundo Nonato Silva Santos
1º tesoureiro: juiz Roberto Viana Diniz de Freitas
2º tesoureiro: juiz Edison Ponte Bandeira de Melo
>> Conselho fiscal
juiz Alisson do Vale Simeão
juiz Antônio Teixeira de Sousa
desembargador Heráclito Vieira de Sousa Neto
juíza Patrícia Fernanda Toledo Rodrigues
juíza Yanne Maria Bezerra de Alencar