untitled-2O desembargador Inácio Cortez de Alencar Neto foi escolhido membro suplente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). O magistrado foi eleito pelo Pleno do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), nesta quinta-feira (24/11), durante sessão conduzida pela desembargadora Iracema Vale, chefe do Judiciário cearense.

O desembargador Inácio Cortez prestará compromisso na sede do TRE nesta sexta-feira (25/11), conforme informou o presidente da Corte de Justiça eleitoral, desembargador Antônio Abelardo Benevides Moraes, o qual lhe parabenizou. Ele também recebeu os cumprimentos das desembargadoras Maria Nailde Pinheiro Nogueira (vice-presidente do TRE) e Iracema Vale.

“Agradeço os votos de boas-vindas e espero honrar a confiança recebida dos nobres desembargadores para assumir tão importante cargo”, afirmou Inácio Cortez. Integrante da 3ª Câmara de Direito Público, o magistrado recebeu 25 votos dos 26 desembargadores presentes na reunião. Foi registrado um voto em branco. O desembargador Emanuel Leite Albuquerque (da 1ª Câmara de Direito Privado) desistiu de concorrer ao cargo.

Integrante da 3ª Câmara de Direito Público, o desembargador Inácio de Alencar Cortez Neto é natural de Exu (PE). Filho de José Peixoto de Alencar Cortez e Raimunda Bitú Cortez, é casado com Carmem Virgínia Brito Cortez, com quem tem duas filhas: Atalane Monteiro de Alencar Cortez e Adressa Monteiro de Alencar Cortez.

É bacharel em Direito pela Faculdade de Direito do Recife (UFPE) e desembargador do Tribunal de Justiça do Ceará desde 18 de fevereiro de 2011, pelo critério de merecimento. Atualmente é coordenador do Grupo de Descongestionamento de Processos do Interior.

Na 1ª Instância foi juiz auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça do Ceará; juiz auxiliar da Diretoria do Fórum Clóvis Beviláqua (2007); e diretor do Fórum Eleitoral Desembargador Péricles Ribeiro (2008 e 2009). Integrou a Coordenadoria de Crimes contra a Administração Pública do TJCE (1999); e participou do Grupo de Apoio Jurisdicional Vinculado ao Gabinete da Presidência do TJCE (1999), entre outras funções.

Fonte: TJCE