caixa-preta_)As aulas da Turma I do V Curso de Formação Inicial de Magistrados terão início nesta sexta-feira (07/10/16), às 9h30, no auditório da Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), com uma palestra do professor Nagibe de Melo Jorge Neto, Juiz Federal, com o tema “Abrindo a Caixa Preta: Por que a Justiça não funciona no Brasil?”, que coincide com o título de livro recentemente publicado pelo magistrado, editado pela JusPodivm.

Os alunos da Turma II, bem como os demais magistrados estaduais estão sendo convidados a assistir à aula inicial.
Antes da palestra, às 8 horas, o desembargador Heráclito Vieira de Sousa Neto (Diretor da Esmec) e o juiz Marcelo Roseno de Oliveira (Coordenador Geral da Escola) irão comandar uma reunião com os juízes, para dar esclarecimentos sobre o funcionamento do Curso.

Ainda nesta sexta, a partir das 14 horas, a programação da Turma I será cumprida na sede do Tribunal de Justiça (TJCE), onde ocorrerá um treinamento sobre inspeções anuais nos cartórios, sob a responsabilidade da Corregedoria-Geral da Justiça. O evento será aberto pelo Corregedor-geral, desembargador Francisco Lincoln Araújo e Silva, e ministrado pelos auditores Márcia Aurélia Viana e Sóstenes Francisco de Farias.

Aulas seguintes
A partir de segunda-feira (10/10), serão iniciados os módulos locais, com aulas pela manhã e a tarde. As manhãs ficarão reservadas para a parte teórica e as tardes para a prática judicante. A Esmec equipou uma sala de aula com os computadores que serão usados durante as atividades práticas, de modo que os juízes não precisarão trazer notebooks.

A prática judicante envolverá dez temas, sendo um para cada semana de duração do Curso (a primeira, de 10 a 14 de outubro, envolverá a elaboração de decisões sobre o Juizado Especial Cível).

Para cumprir as tarefas semanais, os cursistas deverão selecionar os processos que manejarão durante a atividade, de acordo com os temas propostos. Cada aluno deve elaborar, no mínimo, cinco decisões interlocutórias ou sentenças para cada semana da capacitação.

Veja abaixo a programação para a primeira semana de aula do Curso:

programa-v-curso-735x1024

Mais informações: (85) 3218.6188 e [email protected].

Fonte: Esmec