Dra_Germana

A juíza Teresa Germana obteve aprovação no curso de pós-graduação em Direito Civil, promovido pela Université Panthéon-Assas (Paris 2), em Paris

A juíza de direito auxiliar da Comarca de Fortaleza, Teresa Germana Lopes de Azevedo, filiada à Associação Cearense de Magistrados (ACM), obteve aprovação no curso de pós-graduação em Direito Civil “Diplôme Supérieur d’Université – Mention Droit Civil 2015-2016”, promovido pela Université Panthéon-Assas (Paris 2), em Paris (França). A etapa final da formação consistiu em avaliações escritas e orais em francês, às quais a magistrada submeteu-se em junho, durante suas férias.

A universidade francesa exige diploma de proficiência em língua francesa como pré-requisito, devido à ausência de qualquer tipo de tradução para os estudantes. A metodologia da instituição conta, além de aulas, com provas (escritas e orais) e trabalhos escritos – exigidos semanalmente como avaliação contínua dos alunos.

A juíza fez o curso com autorização do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE). O TJ concedeu o afastamento da juíza, com prejuízo das funções, para participar das aulas e avaliações, no período de 14 de setembro de 2015 a 31 de maio de 2016, de acordo com a Portaria nº 2000, de 8 de setembro de 2015.

Desde o início de agosto, a magistrada voltou a exercer normalmente a função jurisdicional, passando a responder pelas 1ª, 13ª e 15ª Unidades do Juizado Especial Cível e Criminal da Comarca de Fortaleza, como determinam as Portarias ns. 487/2016, 576/2016 e 583/2016.

Multiplicadora
A magistrada destaca que está à disposição do TJCE para retransmitir os conhecimentos obtidos a todos os magistrados e servidores interessados. A iniciativa dela atende à Resolução nº 64/2008, do Conselho Nacional da Justiça (CNJ), segundo a qual o magistrado que requer afastamento para fins de aperfeiçoamento, compromete-se a disseminar, mediante aulas e palestras, os conhecimentos adquiridos durante o curso, sempre que solicitado pelo respectivo tribunal.

Convidada
A convite da Université Panthéon-Assas (Paris 2), a juíza Teresa Germana participará da aula de abertura da próxima edição da pós-graduação, que ocorre em 16 de setembro, quando ela estará de férias.

Perfil
Teresa Germana Lopes de Azevedo tomou posse no cargo de Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará no dia 12 de março de 1998, tendo atuado com juíza titular das Comarcas de Bela Cruz, Carnaubal, Ubajara, Pacoti, Guaramiranga; dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais das Comarcas de Itapipoca e de Caucaia; bem como da 2ª Vara Criminal da Comarca de Maracanaú.

Nos anos de 2014 e 2015, participou e foi aprovada nas seguintes formações promovidas pela École National de la Magistrature: “Prison et Détention: Le rôle du magistrat dans la protection des droits fondamentaux”, “Ingénierie pédagogique et administrative d’un institut de formation judiciaire” e “La Cybercriminalité”.