foto-1-768x478Teve início na manhã desta segunda-feira (29/08/16), na Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), um minicurso para Facilitadores da Oficina da Parentalidade, organizado pela juíza Natália Almino Gondim, Coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania do Fórum Clóvis Beviláqua (Cejusc-FCB), e pela psicóloga Gleiciane Van Dam. A abertura da capacitação contou com a presença do Coordenador da Esmec, juiz Marcelo Roseno de Oliveira.

O minicurso – que prosseguirá até quarta-feira (31/08), sempre no período de 8 às 12 e 14 às 18 horas – tem 24 alunos inscritos e carga horária de 21 h/a. Será ministrado pelas organizadoras do evento citadas, e contará com a participação da juíza Vanessa Aufiero da Rocha, autora e idealizadora do projeto Oficina da Parentalidade. Esta magistrada é Coordenadora do Cejusc da cidade de São Vicente, em São Paulo, e titular da 2ª Vara de Família e Sucessões naquela Comarca.

Assuntos abordados
Dividida em cinco unidades, a capacitação discutirá temas como: conceito, metodologia e implementação da Oficina da Parentalidade em Varas e Cejuscs; a experiência no Cejusc de Fortaleza; planejamento e capacitação de equipes; agendamento de sessão com psicóloga da Cejusc e encaminhamento para atendimento psicológico nas universidades parceiras; a importância da Oficina na pacificação da relação familiar conflituosa; contrato de segredo; a Oficina como prevenção da alienação parental, dentre outros importantes assuntos.

A metodologia consiste em exposição dialogada, apresentação de vídeos, vivências e estudos de caso. No último dia do minicurso (31/08), os alunos serão divididos em equipes para participação, como auxiliares, nas Oficinas de Parentalidade do Cejusc-FCB, e serão incumbidos da apresentação dos seguintes tópicos: o divórcio – tipo de família; conheça e respeite os direitos do seu filho; e dicas importantes de convívio com pai e mãe.

Fonte: Esmec