juiza_germana_V_GUT2801

Alunos do Módulo I – “Fundamento para docência”

O juiz Francisco Eduardo Fontenele Batista e as juízas Jovina D’Avila Bordoni e Teresa Germana Lopes de Azevedo, juízes auxiliares da Comarca de Fortaleza, participaram da primeira edição do novo formato do Curso de Formação de Formadores da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM), que aconteceu no período de 1° a 5 de agosto, em Brasília. Focando a transdisciplinaridade, a capacitação reuniu juízes, desembargadores e um ministro do Superior Tribunal Militar (STM).

O novo formato do curso apresenta técnicas ativas de transmissão de conhecimento e de pedagogia. Nesta edição foi trabalho o módulo I, intitulado de “Fundamento para docência”. Durante o curso, os participantes tiveram a oportunidade de praticar um novo método, definido pelos formadores, como “ensinagem” – isto é, ensino que gere aprendizagem. Foram também adotadas dinâmicas, trabalhos em grupo, sociodramas, phillips 66, word café, que são métodos pedagógicos usados para se trazer reflexões sobre um caso da realidade, teorizar-se e voltar-se para o caso, com o objetivo de se transformar a própria realidade.

Nova turma
No mês de outubro a ENFAM promoverá o curso para uma nova turma. Os interessados em participar da capacitação devem preencher os requisitos estabelecidos no Edital nº 01/2016, divulgado pela Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (ESMEC). Os interessados deverão enviar requerimento por meio do SAJ/ADM (CPA), para a Direção da Escola (ESMCDIRGE – Diretoria-Geral – Esmec), até 30 dias antes do término da data limite para as inscrições. Acesse o edital clicando aqui.