IMG_3901

Ricardo Barreto presidiu a associação no biênio 2012-2013

A solenidade de aposição da foto do juiz Ricardo Barreto na galeria de ex-presidentes da Associação Cearense de Magistrados (ACM) foi realizada na noite de quinta-feira, 9 de junho, na sede da entidade. O evento foi prestigiado por diversas lideranças locais da magistratura e representantes da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). O magistrado presidiu a associação no biênio 2012-2013; atualmente é juiz auxiliar da 5ª Zona Judiciária de Maracanaú e vice-presidente de direitos humanos da AMB.

Abrindo a homenagem, o presidente da ACM, juiz Antônio Araújo, enalteceu a relevância do colega em âmbito associativo. “A ACM lhe deve muito”, afirmou. Elogiou, ainda, a habilidade na escrita, a coragem e o companheirismo. “Parceiro de todas as horas, sem medir limites nem esforços”, acrescentou.

A família do homenageado foi representada por meio da presença do filho, Tiago. “Que ele se esmere na sua competência e hombridade. Que você chegue ao Tribunal de Justiça com o mesmo ardor e amor que tem para conosco e a magistratura”, desejou o diretor de aposentados da ACM, desembargador aposentado Ademar Bezerra.

Tenacidade e companheirismo foram as qualidades de Barreto evidenciadas pelo ex-presidente da ACM, juiz Marcelo Roseno, coordenador geral da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec) e secretário de Direitos Humanos e Cidadania da AMB. “A condução do Ricardo tem elevado muito o nível da Comissão de Direitos Humanos”, afirmou, em relação à atuação de Barreto na AMB.

AMB
A percepção de Roseno ecoou nas palavras do presidente da AMB, juiz João Ricardo Costa. “Ricardo reconstruiu e avançou muito. Hoje, os direitos humanos da AMB ocupam espaços estratégicos no cenário nacional”. Elogiou a clareza nos posicionamentos do homenageado como “um valor muito importante na política associativa e na vida comum”. “Você está de parabéns e também está de parabéns a magistratura cearense por contar com você”, disse o coordenador da Justiça Estadual da AMB, juiz Gervásio Santos.

IMG_3914

O evento foi prestigiado por diversas lideranças locais da magistratura e representantes da AMB

Homenageado
“Reunir os colegas e receber essa homenagem é um momento de alegria, de recordação e de renovação do espírito”, afirmou o juiz Ricardo Barreto. Um dos fatos marcantes da gestão dele foi o trabalho associativo pela segurança dos magistrados que resultou na criação, pioneira no País, do Fundo Estadual de Segurança dos Magistrados (Funseg-JE), em 2012. Também sobressaiu a realização do IV Encontro da Magistratura Cearense, em 2013, que trouxe à luz o debate sobre o adoecimento de juízes decorrente do estresse da profissão, junto à defesa do acompanhamento psicossocial da categoria.

Presenças
Prestigiaram a ocasião, os diretores da associação: juiz José Maria Sales (vice-presidente), juiz Roberto Viana (comunicação social); desembargador aposentado Ademar Bezerra (aposentados), Lirete Spínola (pensionistas); o desembargador aposentado Byron Frota; o juiz Marcelo Roseno; o corregedor dos presídios e estabelecimentos penitenciários da comarca de Fortaleza, juiz César Belmino; advogados da assessoria jurídica da ACM, Beatriz Pontes, Bruno Montenegro e Josué Lima; entre outros.

Clique aqui e veja a fotogaleria.