IMG_3060

Magistrados com o palestrante Rolf Madaleno

Inscritos pela Associação Cearense de Magistrados (ACM), juízes das Varas de Família participaram do “I Diálogo em Família”, que abordou o tema guarda compartilhada. O evento foi realizado pelo Instituto Brasileiro de Direito de Família Seção Ceará (Ibdfam-CE), nesta sexta-feira, 15 de abril, no auditório da Associação Cearense do Ministério Público (ACMP) e reuniu membros dos órgãos que compõem o sistema de justiça e estudantes.

O advogado e professor de Direito da Família, Rolf Madaleno palestrou sobre guarda compartilhada. Em sua explanação ele chamou a atenção para a priorização da garantia do direito do menor. De acordo com ele, “o direito absoluto do menor deve ser garantido, enquanto que o dos pais deve ser o direito relativo”. Chamando atenção para o conceito ideal e a melhor maneira de amparar a criança social e afetivamente, o jurista argumentou que “não se deve defender a solução em prol dos pais, mas em benefícios para a criança”.

O presidente da ACM, juiz Antônio Araújo, explicou que a participação dos magistrados em eventos de capacitação é importante para unir o conhecimento técnico-científico que já possuem a novos enunciados. “Todos os juízes das varas de família foram beneficiados com a inscrição, de modo que esse aperfeiçoamento implique em uma melhor aplicação da justiça de família na Comarca de Fortaleza”, explicou.

IMG_3112

O debate teve como eixo a palestra “Guarda compartilhada”

A juíza coordenadora das Varas de Família, Valeska Rolim, afirmou que o tema é relevante, pois os juízes trabalham diariamente com casos de guarda compartilhada. Destacando a ACM, a magistrada afirmou que “essa iniciativa é muito boa, pois facilita e promove essa congregação de juízes no evento”.

A diretora da comissão de juízes do Ibdfam-CE, juíza Ângela Sobreira, considerou a relevância de discutir esse tema com um especialista. “Para o direito de família esse evento é de uma relevância sem precedentes, afinal, a guarda compartilhada vem trazendo mais dúvidas que certeza. No cenário nacional, o Rolf Madaleno é um dos grandes nomes. Ouvi-lo é uma aula sem tamanho, principalmente para os aplicadores e estudantes”.

Ainda na ocasião, foi lançado o livro “Vade Mecum – Ministério Público”, de autoria das procuradoras de Justiça, Maria Magnólia Barbosa da Silva e Vera Maria Fernandes Ferraz.

IMG_3077

O “I Diálogo em Família” reuniu membros dos órgãos que compõem o sistema de justiça e estudantes

Compuseram a mesa: o presidente da ACM, juiz Antônio Araújo; o presidente da ACMP, Lucas de Brito; a presidente da Associação dos Defensores Públicos, Sandra Moura de Sá; representando a Defensoria Pública, a defensora Roberta Quaranta; a presidente do Ibdfam-CE, Anislay Frota; a juíza coordenadora das Varas da Família, Valeska Rolim; o presidente do Ibdfam-BA, Alberto Raimundo Gomes e o presidente da OAB-CE, Marcelo Mota.